Como se preparar adequadamente para os eventos de fim de ano? Em quais tipos de ações o trade marketing sazonal deve se focar? Saiba mais sobre o assunto neste post!

Sabemos que as festividades de fim de ano são uma das datas em que o comércio se encontra mais aquecido. As famílias tendem a comprar mais e consumir muito além do que o normal nessa época – e não estamos levando em consideração apenas as compras de presentes do fim do ano como o Natal, o ano novo e amigos secretos.

Ainda que exista uma crescente nas compras feitas através do e-commerce, as lojas físicas conseguem manter a difícil missão de comportar o grande número de visitas, que cresce em novembro e dezembro nos grandes centros urbanos.

É nesse contexto que entram as ações sazonais do trade marketing. Como destacar os seus produtos em um período no qual os compradores se deparam com tantas outras ações? Iremos conversar sobre estes pontos neste artigo!

Navegue e saiba mais sobre trade marketing sazonal

Ações Sazonais De Trade Marketing

O que é o trade marketing sazonal?

Assim como diz o nome, o trade marketing sazonal se trata das campanhas e das ações desenvolvidas pelas empresas para impulsionar seus produtos nos PDV’s em determinadas épocas. São atividades que se repetem algumas vezes ao longo do ano, em datas bem específicas.

Isso gera uma espécie de ciclo de aquecimento de vendas no qual o comércio se apoia. Alguns exemplos de sazonalidade que influenciam no comércio e no trade marketing:

  • Volta às aulas;
  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Halloween;
  • Natal e Ano Novo;
  • Campeonatos esportivos;
  • Outros eventos com grande público.

Essas datas e eventos fomentam o desejo de compra no público e geram um aumento na receita tanto das empresas que distribuem os produtos, quanto dos pontos de vendas. O foco do trade marketing nessas situações está em suprir as necessidades momentâneas do shopper.

São épocas pelas quais os compradores se preparam e anseiam. O dinheiro reservado por eles será destinado às compras nesse período e é fundamental que você e sua empresa alinhem com os canais de venda a estratégia para conseguir aumentar o número de vendas.

Como se preparar para esses eventos sazonais?

A exposição dos produtos é fator determinante para influenciar positivamente na decisão de compra do shopper. Nessas épocas, todas as empresas se prepararão com força para capturar a atenção dos shoppers nos pontos de venda.

Então, preste atenção nos seguintes pontos:

Deixe claro os valores do produto: um dos maiores erros das empresas é não deixar claro visualmente os valores dos produtos, principalmente em casos de promoção. Lembre-se que os concorrentes também tentarão capturar a atenção dos compradores.

Gerencie as gôndolas e distribua os produtos corretamente: planeje o posicionamento de seus produtos de maneira que faça com que aqueles que são alvo da ação sazonal fiquem em evidência.

Estude o público da ação: você provavelmente já conhece bem o comportamento do seu shopper, mas como ele age nessas datas? Existe algum gatilho que a sua empresa pode explorar para despertar nesse shopper a necessidade de comprar?

Faça um bom gerenciamento de estoque: são épocas em que as vendas sobem, então sua empresa deve estar preparada e ter disponível maiores quantidades do produto alvo das ações sazonais para atender os compradores.

Treine a sua equipe: investir apenas na infraestrutura e não na capacitação das pessoas que estarão responsáveis pelas vendas é um tiro no pé e um erro comum das empresas. Se for necessário a utilização de promotores e você não tiver equipe o suficiente, investir em trabalhadores temporários pode ser uma boa saída.

Dicas de ações de trade marketing para o fim de ano

Como melhorar a relação do shopper com os seus PDV’s nessas épocas sazonais? Pense a respeito de algumas das ideias abaixo:

Decoração no PDV

A comunicação visual é um dos fortes atrativos na hora das compras. Para que você capte de maneira mais eficaz a atenção dos compradores que estejam passando por perto, aposte em decorações temáticas de acordo com o tema da época.

Um exemplo disso são as decorações de Natal que começam a surgir, em média, um mês antes da data.

Faça sorteios de brindes e descontos

Como estimular a necessidade de compra do público? Ofereça recompensas exclusivas para quem decidir comprar os seus produtos nesse fim de ano!

As recompensas são figurativas e podem ser de diferentes tipos, desde que contribuam para a experiência do consumidor.

Dois exemplos bem eficazes disso são:

  • A realização de sorteios com prêmios de desejo do público apenas para quem comprou algo durante o período;
  • O recebimento de cupons de desconto em próximas compras para quem realizar um pagamento durante o período sazonal.

Esse tipo de ação contribui para a fidelização dos clientes, pois incentiva que continuem comprando uma próxima vez, já que terão um “bônus” nas compras. No entanto, nenhuma ação nos PDV’s conseguirá suprir a necessidade de uma boa experiência de compra dos shoppers.

Posicione “ilhas” nos PDV’s

Possuir ilhas com seus produtos no meio dos corredores é uma das maneiras que a sua empresa pode ter de destacar os produtos em áreas mais úteis do PDV.

Posicionar estrategicamente os produtos em um ponto com mais movimentação pode fazer com que as vendas aumentem pelo fato de que os compradores irão se deparar logo de cara com o seu produto ao longo do caminho. Para os shoppers, praticidade é muito importante.

Degustação e demonstração de seus produtos

O contato com os produtos oferecidos pode ser decisivo na hora da decisão de compra dos shoppers.

É através do manuseio ou da degustação, em certos casos, que o público construirá confiança no produto que você vende.

Treine a sua equipe de promotores para que eles estejam presentes neste momento e saibam como responder todas as dúvidas dos compradores a respeito dos produtos oferecidos.

Caso seus produtos sejam alimentos, por exemplo, reforçamos ainda mais o impacto que a degustação terá na decisão final do público.

Essas são apenas algumas das ações que podem influenciar no número de vendas da sua empresa no final de ano. Lembre-se de estudar as possibilidades que estão ao alcance da sua equipe e não hesite em procurar a ajuda de especialistas, caso necessário.

Que tal já começar a planejar as ações sazonais de trade marketing do próximo ano?

Se preparar com antecedência é a chave do sucesso em qualquer ação sazonal de trade marketing!

Esperamos que as dicas dadas por nós neste post tenham sido úteis para o seu planejamento. Caso você queira saber mais ou possua dúvidas a respeito de como criar uma boa estratégia de trade marketing, venha falar conosco! A Electi possui mais de 17 anos de experiência com trade marketing e pode ser a parceira que faltava para que o número das suas vendas dispare!

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