As vendas não acontecem apenas nos PDV’s físicos. Quer vender mais através do seu e-commerce? Aprenda sobre Trade Marketing Digital neste post!

Com a evolução dos e-commerces e o interesse da população em consumir online se mostrando cada vez maior, nasce o conceito do Trade marketing digital, que adapta o trabalho desenvolvido pelo trade marketing para o ambiente digital.

Caso você não esteja familiarizado ainda com o Trade Marketing, recomendamos que leia esse post em nosso blog.

Como manter o interesse do shopper na internet? O que pode ser feito na loja digital para tornar a experiência do consumidor a mais positiva possível? Basta continuar a leitura deste post para descobrir!

Navegue e saiba o que é trade marketing digital e por onde começar

Trade Marketing Digital

O que é trade marketing digital?

O Trade marketing digital trabalha os pontos de vendas digitais de uma empresa para transformar o processo de compra no mais satisfatório possível para os shoppers.

De acordo com a 42ª edição da pesquisa Webshoppers, realizada pela Ebit | Nielsen, no primeiro semestre de 2020, o e-commerce brasileiro viu um crescimento de aproximadamente 47% no faturamento – o que marca o maior aumento da taxa em 20 anos.

São justamente as técnicas de comunicação aplicadas pelo trade marketing digital que contribuíram para o crescimento desse índice, através da influência na decisão de compra dos usuários online.

Para entendermos como o trade marketing digital se diferencia do tradicional e como podemos aplicá-lo, é necessário entender como funciona a mente do shopper moderno.

Hoje, os shoppers são o que chamamos de omnichannel. Isso significa que eles são “multicanais” e podem consultar informações de diferentes fontes graças a internet, o que acaba tornando esse shopper muito mais independente. É possível fazer a consulta de preços em outras lojas, ver avaliações de outros shoppers, comparar com as lojas físicas e realizar a compra enquanto está envolvida em outras tarefas.

Isso faz com que as empresas precisem adotar novas abordagens para reter esse shopper, que pode se encontrar em diferentes estágios do funil de vendas. O foco do trade marketing digital está em construir uma boa imagem online de seus produtos, se fazer presente em diferentes canais para conseguir a atenção dos shoppers, integrar o online com o offline e, por fim, oferecer uma melhor experiência de compra.

Diferenças entre o trade marketing tradicional e o trade marketing digital

Então, como o trade marketing digital se diferenciou ao ponto de ter uma “categoria” própria?

Por mais que o objetivo de ambas as modalidades de trade marketing seja o mesmo (fidelizar os shoppers), o caminho que percorrem para tal acaba exigindo estratégias diferentes.

Como dissemos anteriormente, o shopper online funciona de maneira omnichannel e possui um ritmo de interações totalmente diferente de um comprador do seu PDV físico.

Da mesma maneira que o trade marketing tradicional se preocupa com a exibição e organização dos produtos, no trade marketing digital as informações precisam estar bem dispostas para que captem a atenção deste shopper e o levem até a compra.

O trade marketing digital precisa transformar o cenário de compra online no mais intuitivo e funcional possível para garantir que o shopper faça a compra, e isso irá incluir tarefas como: uma boa descrição dos produtos, das suas utilidades, imagens em alta qualidade e uma estrutura de e-commerce que seja amigável ao tipo de shopper que interage com a sua empresa.

A maior diferença entre o tradicional e o digital está na interação com o público, que funciona de maneira diferente nos PDV’s físicos e online. No online, há espaço para que o shopper seja conduzido até a compra de uma maneira mais orgânica (mas bem mais rápida do que no offline), o que não costuma acontecer nos PDV’s físicos.

Por que investir em trade marketing digital trará resultados para meu e-commerce?

Ao aplicar o trade marketing digital em sua loja virtual, a sua empresa poderá se tornar parte significativa daquele dado que mostramos aqui a respeito do aumento do faturamento. Mas não apenas isso, o trade marketing digital também traz benefícios como:

Constrói uma experiência de compra positiva para seus compradores

Batemos na tecla da “experiência” algumas vezes e precisamos te falar da importância dela. Um shopper que encontrou em seu e-commerce todas as informações que precisava a respeito de seus problemas e dos produtos que a sua empresa vende, além de demonstrativos visuais deles, pode se tornar um comprador fiel de seus produtos. Hoje, mais do que apenas compradores, as empresas precisam de defensores de sua marca – e o caminho para que seus shoppers se tornem fiéis aos seus produtos é traçado com o trade marketing digital. No final, eles recomendarão o seu e-commerce para outros shoppers.

Reconhecimento da marca e posicionamento de mercado

Com um ponto de venda online bem trabalhado e com shoppers cada vez mais engajados, mais pessoas reconhecerão a sua loja como confiável e ela ganhará um espaço crescente dentro do mercado digital, podendo competir até mesmo com as grandes marcas. Além disso, a fidelização dos shoppers resultará no aumento das visitas ao PDV físico também.

Resgate de carrinho abandonado

Como o hábito de realizar compras online é algo que ainda está sendo desenvolvido pelo público brasileiro, um dos maiores desafios dos e-commerces dos dias de hoje é reduzir a taxa de carrinhos abandonados.

Compradores que não finalizam a última etapa de compra e perdem o interesse em sua loja no último momento, deixarão de ser uma realidade após o trabalho com o trade marketing digital, que irá corrigir os pontos de atenção que afastam este shopper. Como você já deve ter associado, isso resultará em mais vendas.

Como colocar o trade marketing digital em prática?

É hora de começar a trabalhar o trade marketing digital na sua loja virtual! Separamos algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a oferecer uma experiência de compra muito mais interessante para os seus shoppers. Confira:

Estude a jornada de compras e o comportamento dos shoppers

Qual é o caminho que seu comprador percorre até chegar a sua loja? Quais são as suas dúvidas? Quais são os fatores que influenciam a decisão de compra desse shopper?

Com essas respostas em perspectiva, se torna muito mais fácil adequar a abordagem e a comunicação de sua loja virtual. Mapeie o comportamento dos shoppers e aproveite todas as aberturas nessa relação para fortalecer o contato com ele e, posteriormente, a venda, acelerando o processo de fidelização.

Faça descrições detalhadas de seus produtos e abuse de imagens

No ambiente virtual o comprador não terá contato com os produtos oferecidos pela sua empresa. Portanto, dar o máximo de informações é essencial para que a credibilidade do que você oferece não seja questionada pelos shoppers.

Isso vale para as imagens que serão utilizadas para ilustrar o produto também. Produza boas fotos e aposte em vídeos que mostrem a utilização do produto para os usuários e você terá taxas muito maiores de vendas.

Quando as informações e as imagens de um produto não possuem uma qualidade satisfatória, o processo todo de venda fica comprometido.

Acompanhe os resultados e colete informações

Como saber se seus compradores online estão satisfeitos com a experiência que tiveram? Implemente um sistema de avaliações após a compra e libere os comentários nas páginas de cada produto.

Assim, você abre espaço para que os shoppers interajam entre si (o que pode influenciar positivamente na decisão de compra) e ainda aprende com os compradores o que precisa ser melhorado na experiência como um todo.

Aprofunde a relação entre o e-commerce e a loja física

Um dos maiores problemas que encontramos no gerenciamento de lojas virtuais está no afastamento que ocorre entre as partes envolvidas, gerando cenários onde o e-commerce parece que é de outra empresa, apesar do nome.

Isso é extremamente nocivo para a construção da imagem da sua loja virtual e deve ser evitado. Desde o fabricante e indo até os atendentes, todos devem conhecer como ocorre a operação da loja virtual.

O atendimento, a padronização visual e o tom de voz devem se assemelhar para que o comprador que veio de uma das lojas físicas não estranhe o e-commerce e vice-versa.

Atenção ao design e a funcionalidade da loja

Como citamos no ponto acima, a padronização visual possui forte impacto no usuário. No entanto, não podemos nos esquecer da funcionalidade da loja.

De nada adianta um layout diferenciado, se ele não é intuitivo e se falha com o público-alvo. Adeque a sua loja virtual para caber dentro do perfil dos shoppers.

Não se esqueça de que a experiência deve ser a mesma para todos os que acessarem o seu e-commerce – sejam usuários de computadores desktop ou de dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Ofereça uma finalização de compra simplificada

Não há nada mais cansativo para o shopper do que enfrentar telas e telas com campos para serem preenchidos na hora de finalizar uma compra.

Para evitar que os carrinhos sejam abandonados, ofereça um cadastro mais completo no início e vá simplificando as etapas posteriores. Ao chegar na etapa de finalização de compra, exija apenas os dados necessários para que o processo se conclua, como pagamento e entrega, por exemplo.

E aí, entendeu o que diferencia o trade marketing digital? Você já sabe como oferecer uma experiência de compra mais positiva para seus shoppers!

Neste post te mostramos as diferenças entre o trade marketing tradicional e o trade marketing digital. Aproveite as informações deste artigo para melhorar o seu e-commerce e aumente as suas vendas!

Caso você não saiba como começar a trabalhar o trade marketing, mande uma mensagem para a Electi! Nós estamos há mais de 17 anos no mercado de trade marketing e podemos desenvolver uma estratégia voltada para o seu público-alvo que irá posicionar definitivamente a sua empresa no mercado!

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