Vai iniciar um trabalho temporário e não tem certeza se vale a pena ou não? Como fica o currículo? E para o empregador, utilizar o trabalho temporário vale a pena em quais casos?

É comum encontrarmos informações errôneas na internet a respeito do trabalho temporário e como ele funciona, tanto as que são direcionadas para os trabalhadores temporários quanto para as empresas que contam com esse tipo de profissional.

E não só na internet, por diversas vezes é comum escutarmos de pessoas próximas que o trabalho temporário “manchará” o currículo ou que poderá ser executado de maneira precária em sua empresa. Essa concepção de que o emprego temporário afetará de maneira negativa sua carreira ou o seu negócio é completamente errônea e hoje vamos discutir os motivos do trabalho temporário valer a pena.

Neste post, vamos te mostrar os benefícios do trabalho temporário tanto para os profissionais a serem empregados quanto para os tomadores de serviços e, quem sabe após a leitura você não opte por completar o quadro de funcionários da sua empresa com profissionais temporários?

Caso tenha qualquer dúvida sobre o emprego temporário, vale a pena conferir o nosso Guia do Trabalho Temporário. Lá, falamos sobre todas as particularidades dessa modalidade de trabalho e como funciona o trabalho temporário.

Navegue e descubra por que a modalidade de trabalho temporário vale a pena

Para as empresas, o trabalho temporário vale a pena?

A utilização de trabalhadores temporários pode se dar pelos mais diversos motivos. Quer alguns exemplos? Um trabalhador temporário pode substituir um funcionário ausente por férias, licenças médicas, licenças maternidade e também pode completar o seu quadro de funcionários em casos de uma demanda maior do que a habitual.

Agora, por que vale a pena investir em trabalhadores temporários na sua empresa?

Quadro de funcionários mais flexível

Quando temos funcionários ausentes ou a demanda de serviços está mais alta do que o normal, o aumento do número de tarefas é inevitável. E para onde essas tarefas vão? Para os outros colaboradores, claro. Essa distribuição de tarefas pode comprometer outras áreas e diminuir a produtividade dos outros trabalhadores.

Se a sua empresa optar pela contratação de trabalhadores temporários, ela acabará com os gargalos no fluxo de trabalho.

Ter um quadro de funcionários flexível permite que a sua empresa lide com a demanda de serviços sem que outras áreas envolvidas no processa sejam sobrecarregadas.

Contato com novos talentos

Ao contratar profissionais em regime de emprego temporário, significa que regularmente você terá contato com novos trabalhadores.

Esses trabalhadores podem mostrar um desempenho excepcional e, caso mostrem, quem sabe não podem fazer parte do seu quadro fixo de colaboradores?

Convidar trabalhadores temporários para compor a equipe é uma prática muito comum entre os gestores de empresas e dá maior segurança na hora de fazer as escolhas, já que os resultados que os trabalhadores podem entregar já foram observados.

Menos encargos trabalhistas

A contratação de trabalhadores temporários também é benéfica para as empresas por possuir menos encargos trabalhistas.

Um exemplo? Não há a necessidade de se pagar a indenização de 40% da multa sobre o FGTS ou sobre o término antecipado do contrato em casos de desligamento.

Agora, e para o trabalhador? O que faz o emprego temporário valer a pena?

O trabalho temporário vale a pena? Como é um emprego temporário?

Para quem conseguiu o emprego temporário, essa forma de contratação vale a pena?

Não se engane, um emprego temporário não manchará o seu currículo. E podemos dizer isso logo de cara, pois existem diversas razões que transformarão o período pelo qual você estará contratado como um trabalhador temporário em uma experiência extremamente benéfica para a sua carreira.

E se engana também quem afirma que o emprego temporário é uma atividade que te priva de direitos. Nós já falamos sobre a legislação do trabalho temporário em posts mais antigos, então se quiser saber mais a respeito do que diz a lei em relação aos direitos do trabalhador temporário, basta clicar nesse link.

Para o trabalhador, podemos citar diversas vantagens que poderão fazer com que o trabalhador temporário possa optar por essa modalidade sem maiores preocupações. Acompanhe a leitura e veja algumas dessas vantagens:

O emprego temporário pode ser a porta de entrada para futuras vagas dentro da empresa

Independentemente de quanto tempo você prestará um serviço para uma empresa, seu valor como trabalhador será avaliado pelos gestores do negócio. Portanto, se você se dedicar e demonstrar excelência o em suas atividades, se destacará aos olhos dos responsáveis pela contratação de profissionais fixos da empresa.

E por que isso é positivo? No caso de surgirem futuras vagas dentro da empresa, você poderá ser chamado para o processo seletivo e terá a melhor carta de apresentação possível: o bom desempenho demonstrado anteriormente na realização das atividades durante o período como trabalhador temporário.

Desenvolver competências e aprendizado

Independentemente da área de trabalho, ao começar em um novo emprego temporário, você entrará em contato com empresas diferentes, novas rotinas de trabalho e equipes distintas.

Esse tipo de contato é essencial para o desenvolvimento de novas competências e proporciona experiências que agregarão de maneira definitiva para a sua carreira, o que torna o emprego temporário perfeito para a evolução profissional.

Relacionamento entre profissionais e empresas é feito através de agências de emprego

O contrato de trabalho temporário só pode ser feito com o intermédio de uma agência de emprego temporário devidamente autorizada pelo Ministério da Economia.

São as agências de trabalho temporário que garantem que os direitos do trabalhador temporário sejam cumpridos e que a relação entre empresa utilizadora de serviços e profissional seja saudável para ambos os lados. Além disso, são essas agências que fazem a seleção e a administração dos profissionais. A Electi é uma dessas empresas e possui mais de 17 anos de atuação na área de Recursos Humanos e Trade Marketing.

Se você possui dúvidas referentes à relação construída entre trabalhador temporário e empresa de emprego temporário, fale conosco!

Networking

Fazer novos contatos profissionais é algo que é vantajoso para qualquer um, independentemente da atividade exercida ou do cargo ocupado, certo?

Ao atuar como trabalhador temporário, você terá a oportunidade de criar novas relações profissionais e poderá gerar ótimas oportunidades futuras para a sua carreira com os contatos feitos em suas experiências de emprego temporário.

Primeiro emprego

O trabalho temporário é uma ótima opção para os jovens que ainda estão começando sua vida profissional e desejam adquirir experiência. Toda a vivência no trabalho temporário será útil para a carreira desse novo profissional. Fazer contatos com uma agência de empregos para iniciar sua vida profissional ou começar suas atividades na sua área de interesse pode ser o passo que falta para o seu desenvolvimento no mercado de trabalho.

E não só para quem está começando, profissionais que estão buscando novos trabalhos também podem optar pela modalidade de emprego temporário.

Quer saber mais sobre como funciona o emprego temporário? Converse com a Electi!

Neste post, você viu quais as vantagens do trabalho temporário para ambas as partes envolvidas no processo: a empresa tomadora de serviços e o trabalhador temporário. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você e tenha tirado todas as suas dúvidas.

Se você está procurando por mais informações a respeito de como funciona o trabalho temporário, que tal entrar em contato conosco? A Electi é uma agência especializada na administração e gestão de trabalhadores temporários com mais de 17 anos de experiência no mercado.

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.