Como fica trabalho temporário na carteira de trabalho? É uma boa opção ou não agregará em nada? Devo investir em uma oportunidade de trabalho temporário? Descubra neste post!

O trabalho temporário tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e vem se mostrando uma das melhores alternativas para as empresas que precisam de mão de obra para substituir um colaborador ausente ou para entregar um serviço de qualidade quando há uma demanda complementar de serviços.

Caso você queira mais informações sobre o trabalho temporário, recomendamos que dê uma lida em nosso Guia do Trabalho Temporário antes, que contém todas as informações necessárias para que você conheça essa modalidade.

Uma questão que é bastante discutida é: como o trabalho temporário é visto pelos profissionais de recrutamento das empresas? Será que ele pode de alguma forma prejudicar o currículo dos profissionais?

Logo de cara, já podemos afirmar que essa crença popular não é verdadeira e que na verdade, o trabalho temporário pode sim beneficiar a sua carreira profissional. Quer saber como? É só continuar a leitura!

Navegue e descubra como o trabalho temporário pode beneficiar a sua carreira

O Trabalho Temporário Pode Beneficiar A Minha Carreira

O trabalho temporário é sinônimo de instabilidade?

Para grande parte da população, trocar a estabilidade de um emprego fixo por um trabalho temporário é uma troca que não faz sentido. Por quê?

Ao analisarmos de maneira imparcial os moldes da CLT, podemos afirmar que estar em um emprego regular também não significa ter estabilidade profissional. Afinal, você pode ser desligado a qualquer momento. O que sustenta essa crença popular, então?

Parte do motivo das pessoas acreditarem nisso está na ideia de que um trabalho na modalidade regular não possui um prazo de validade definido, mas podem existir diversos percalços no caminho que mostram que mesmo os empregos fixos estão sujeitos à instabilidade do mercado atual.

E mais: não se pode esquecer de que o trabalhador temporário também possui direitos regidos pela Constituição e que são garantidos pela agência de trabalho temporário responsável pela gestão de seu contrato.

Um trabalho temporário pode ser a mudança que a sua carreira precisa para que novas experiências sejam vividas e novas portas abertas. É outra modalidade de trabalho, assim como o trabalho terceirizado ou um contrato por prazo determinado. A comparação entre as categorias de trabalho se mostra totalmente parcial justamente pelo fato de se tratar de tipos diferentes de trabalho, regidos por leis diferentes e com finalidades diferentes.

Para se ter uma ideia, a instabilidade no emprego tem uma relação muito maior com o momento do mercado no país. Dados para ilustrar isso não faltam: o Brasil atingiu a taxa de 11,9% de desemprego em 2019, segundo dados do IBGE.

Quais as vantagens do trabalho temporário?

Agora que já sabemos que, de fato, o trabalho temporário não “manchará” o seu currículo, que tal falarmos um pouco sobre as vantagens para os envolvidos nessa relação profissional?

Para o trabalhador temporário, existem vantagens como:

  • Criação de uma boa rede de contatos, o famigerado “networking”, que é essencial para se consolidar dentro de uma área. É evidente que ao passar por empresas diferentes, você irá criar novas relações e expandirá o número de contatos profissionais. Isso é algo que é vantajoso para qualquer profissional, principalmente para aqueles que estão no início da carreira.
  • A garantia de seus direitos por uma empresa de trabalho temporário que ficará responsável pela administração do contrato, evitando possíveis abusos que podem ocorrer em uma relação profissional fixa.
  • Novas experiências dentro da área profissional, que podem contribuir para a ascensão daquele trabalhador temporário em sua carreira. Nós falaremos disso adiante.
  • A possibilidade de se tornar um colaborador efetivo na empresa que prestou o trabalho temporário, já que a empresa conhecerá o seu trabalho e uma nova oportunidade pode surgir.

Já para a empresa utilizadora dos serviços, existem vantagens como:

  • A consolidação de um quadro de funcionários mais flexível, já que não existirá a necessidade de sobrecarregar suas outras equipes com a redistribuição das tarefas executas por outros colaboradores, ou até mesmo das novas tarefas em casos de demanda complementar.
  • O contato com novos talentos e o banco de currículos de uma empresa de RH especializada em trabalho temporário ficará à disposição da empresa utilizadora dos serviços. Dessa forma, se torna mais fácil sondar quais profissionais podem se adequar ao perfil de empresa e podem se tornar boas adições ao quadro fixo de colaboradores.
  • Encargos trabalhistas reduzidos. Por ser uma categoria de trabalho diferente, o pagamento das obrigações também é diferente e são menores em relação a outras modalidades.
  • A oportunidade de dedicação ao projeto específico, já que haverá uma empresa especializada cuidando da administração destes profissionais.

Nós temos um post aqui em nosso blog onde dissertamos melhor a respeito das vantagens do trabalho temporário para todos os envolvidos e quais os seus benefícios. Para ler, basta acessar o post O trabalho temporário vale a pena? Tire suas dúvidas agora!

Experiências e conhecimento adquiridos através do trabalho temporário

É fato que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente para os profissionais, independentemente da área em que atuam.

O trabalho temporário pode ser a solução perfeita para quem se encontra estagnado em um cargo ou não evoluir dentro da carreira desejada.

Ao fazer parte de projetos e empresas diferentes, você conhecerá a realidade de outros profissionais e irá adquirir experiência de campo em empresas diferentes, o que te tornará muito mais preparado para lidar com as novas etapas da sua carreira que ainda estão por vir.

E mais, em um contrato de trabalho temporário, você pode desempenhar outras funções dentro de uma mesma empresa após a data de expiração do contrato.

É uma ótima maneira de dar vida nova e conhecer novos profissionais, atraindo novas oportunidades da qual a sua vida profissional pode se beneficiar.

Oportunidades geradas através do trabalho temporário

Em uma relação de trabalho temporário, a empresa de RH é a responsável pela gestão do contrato e folha de pagamento do profissional. No entanto, esse mesmo profissional será avaliado pelos gestores da empresa utilizadora de serviços.

Esse é a melhor maneira de ter o seu trabalho avaliado, e nada impede que, após o término do contrato de trabalho temporário, a empresa utilizadora chame esse profissional para desempenhar um papel de colaborador fixo dentro da mesma empresa – e até mesmo em outros cargos. Afinal de contas, o seu “cartão de visita” já foi mostrado para esses gestores durante um bom tempo.

Seja através de contatos feitos dentro de uma nova empresa ou através do bom desempenho do trabalhador temporário, não é difícil encontrar relatos de pessoas que passaram por esse tipo de virada em sua carreira. Basta perguntar para trabalhadores que já prestaram serviço temporário ou enviar uma mensagem para nós (ficaremos felizes em compartilhar as histórias das quais tivemos o prazer de fazer parte).

Agora que você já conhece a fundo o trabalho temporário, que tal dar uma chance?

Seja você um gestor de uma empresa interessada ou um profissional procurando trabalho temporário, esperamos que este post tenha tirado todas as suas dúvidas a respeito de como essa relação pode agregar na sua carreira.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, recomendamos que leia este post que preparamos: Dúvidas mais comuns sobre o trabalho temporário.

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.