Quem são os profissionais de recrutamento e seleção? O que essa área faz? Quais são as técnicas mais comuns utilizadas no recrutamento e seleção? Descubra neste post!

Se você é gestor dentro de uma empresa, uma hora irá precisar prestar atenção no processo de recrutamento e seleção de pessoas.

É através do recrutamento e seleção que o quadro de colaboradores se torna completo e continuará a se expandir. Dentre as áreas existentes dentro de Recursos Humanos, essa é uma das que terá o maior impacto no futuro do seu negócio.

Você sabe quais são as etapas existentes dentro do processo de recrutamento e seleção? Como é feito o processo? Quais são as técnicas de recrutamento e seleção aplicadas pelos recrutadores? Ou deseja saber como melhorar o processo de recrutamento e seleção que já existe dentro da sua empresa?

Para responder a todas as perguntas anteriores, nós resolvemos preparar este guia do recrutamento e seleção, com todas as informações necessárias para você ficar por dentro de tudo que faz parte dessa área e conhecer um pouco da experiência da Electi com este serviço.

Navegue e leia o guia do recrutamento e seleção de pessoas

Guia Do Recrutamento E Seleção

O que é recrutamento e seleção?

O recrutamento e seleção se trata do processo existente dentro da área de Recursos Humanos com a finalidade de atrair candidatos e selecionar aqueles que são mais capacitados para exercer uma determinada vaga dentro de uma empresa.

Através de uma série de testes, entrevistas e conversas, os profissionais de recrutamento e seleção conseguem relacionar o perfil do candidato com a vaga e transformá-lo em parte da equipe.

Todo o processo de recrutamento e seleção de pessoas deve seguir os ideais da empresa e devem estar alinhados com os gestores, assim como à cultura organizacional. É de extrema importância que exista uma boa comunicação entre a empresa de recrutamento e seleção e a empresa cliente na hora de selecionar os candidatos.

Deixamos claro que, por mais que se trate de dois trabalhos que são feitos em conjunto, o recrutamento e seleção de pessoas são duas tarefas totalmente diferentes que se complementam. Agora, que tal darmos uma olhada na diferença entre recrutamento e seleção?

Qual a diferença entre recrutamento e seleção?

Para entender o que é recrutamento e seleção, precisamos entender o que são as duas áreas que o formam. Vamos lá?

Recrutamento

O recrutamento é o processo inicial que consiste em reunir informações, planejamento e aprimoramento de técnicas que são criadas pensando na atração de candidatos.

A atração de candidatos consiste em aproximar profissionais que estejam minimamente qualificados e possuam afinidade com os pré-requisitos necessários para preencher uma vaga disponível em uma empresa.

No processo de recrutamento, o objetivo é trazer o máximo de possíveis candidatos.

Por isso, é importante que a divulgação das vagas seja feita por profissionais experientes e nos portais adequados. Essa é uma das maneiras nas quais ocorre o primeiro contato dos candidatos.

Vagas que são bem trabalhadas e possuem boas informações a respeito da empresa e dos requisitos fazem com que o trabalho de recrutamento seja mais eficiente e consiga um número não apenas maior de candidatos, mas mais qualificado também.

É nisso que consiste o trabalho de recrutamento: inserir as vagas disponíveis de uma empresa nos canais corretos, consultar bancos de currículo disponíveis e trazer para próximo da empresa o máximo de candidatos que se encaixem nos pré-requisitos da vaga.

Seleção

Já na seleção de candidatos, o profissional de recrutamento e seleção e a área de Recursos Humanos da sua empresa terá a tarefa de filtrar em diferentes etapas estes candidatos, até que reste apenas o profissional que seja o adequado para preencher a vaga.

Os candidatos recrutados na primeira etapa do processo serão submetidos a uma série de testes para saber se eles se encaixam no perfil que a empresa procura para preencher a vaga.

Na seleção, fatores como a experiência do profissional, perfil psicológico e afinidade com a cultura organizacional da empresa são avaliados pelos profissionais da área de recrutamento e seleção.

Além disso, são aplicados diversos testes para que os gestores da empresa possam avaliar as habilidades daqueles que podem ser contratados. Esses testes podem ser provas de lógica, vídeos, testes de plataformas de seleção, testes psicológicos, entrevistas e vídeo entrevistas, dinâmicas em grupo ou não e, por fim, conversas com os gestores.

Em cada etapa de testes, os candidatos recrutados vão sendo filtrados até que o ideal seja selecionado e faça parte da empresa.

Qual a importância do recrutamento e seleção?

Atualmente, uma das maiores preocupações dos gestores de empresas é que seus colaboradores estejam alinhados com a cultura organizacional da empresa e se sintam engajados. Como o recrutamento e seleção tem participação nisso?

Nas etapas de recrutamento e seleção é o momento onde se encontram os candidatos que irão formar o quadro de colaboradores e ocuparão tarefas essenciais dentro da organização. Se o processo de recrutamento e seleção não for feito por profissionais de Recursos Humanos, há o risco de que os profissionais selecionados não se sintam conectados com a empresa e, ao longo do tempo, tenham um rendimento abaixo do esperado.

Uma empresa de recrutamento e seleção pode facilmente evitar que esse problema aconteça. É o que chamamos de processo de RH estratégico. Se você conta com os serviços de uma empresa de recrutamento e seleção na hora de adicionar novos rostos ao quadro de colaboradores, você terá a certeza de que ela terá acesso aos melhores bancos de talentos, conseguirá atrair de maneira eficaz os candidatos e não gastará recursos desnecessários dentro das etapas de seleção, otimizando todo o processo.

Profissionais de recrutamento e seleção são essenciais para que a cultura organizacional se mantenha viva nos novos colaboradores e a identidade da empresa seja preservada. Afinal de contas, uma empresa é formada por seus colaboradores, o que reflete diretamente nos produtos e serviços prestados pela empresa.

O valor humano que está por trás dessa cultura organizacional é percebido pelos clientes. Os clientes finais também são pessoas que estão alinhadas aos ideais da empresa, e caso esse ciclo não flua naturalmente, a empresa sentirá o impacto.

Além disso, o processo de recrutamento e seleção é essencial para que a empresa invista seus recursos não apenas no profissional que mais se adeque aos ideais, mas naquele que possui a maior qualificação para o cargo oferecido.

Os testes aplicados por profissionais de recrutamento e seleção são criados para que a seleção não tome mais tempo do que necessário e tenha uma precisão cirúrgica na hora de escolher o candidato.

Para os gestores, quando estamos falando da importância da área de recrutamento e seleção, estamos nos referindo ao investimento correto de recursos e tempo.

Recrutamento e seleção: o que faz o profissional desta área?

Dentro do processo de recrutamento e seleção temos diversos profissionais que se tornam responsáveis por lidar com os candidatos. Atenção: nem todo profissional possui a mesma função. Vamos saber quais são?

  • O Analista de Recrutamento e Seleção é aquele profissional que está presente em todas as etapas dentro do processo e presta apoio para os outros profissionais.
  • O Business Partner é o profissional que conhece a empresa e a cultura organizacional e ajuda na elaboração das vagas, testes e atua lado a lado com os responsáveis pelo recrutamento e seleção. Ele é a ponte entre o processo e a empresa.
  • O Headhunter é o profissional responsável pela procura de candidatos que possuam os talentos necessários para executar as tarefas de uma vaga mais específica. A sua maior diferença em relação ao Recrutador é que ele possui mais conhecimento sobre a vaga e foca os seus esforços em um tipo de candidato específico.
  • O Recrutador é aquele que ficará responsável pela atração dos candidatos e pela divulgação da vaga nas plataformas utilizadas pela empresa.
  • Por fim, o Psicólogo é o profissional que auxilia em todo o processo com a aplicação de testes e com a avaliação do perfil de cada candidato presente no processo de recrutamento e seleção.

Quais as vantagens de um processo de recrutamento e seleção estruturado?

Empresas que contam com um setor de recursos humanos e recrutamento e seleção estruturados estão prontas para acompanhar a evolução do mercado. Isso é algo que a este ponto já deve ter ficado claro para você. No entanto, quais são os benefícios reais de se contar com uma empresa de recrutamento e seleção?

Primeiramente, existe uma questão de redução de custos para a empresa que está buscando o novo profissional. Este é um ponto que sempre é positivo, independentemente da área. A redução de custos no processo de recrutamento e seleção está justamente na habilidade das empresas de RH de encontrar o candidato ideal em pouco tempo, economizando recursos e diminuindo o tempo entre o início do processo e a entrada do colaborador na empresa.

Além do financeiro, sua empresa terá a segurança de que a cultura organizacional será perpetuada entre os novos colaboradores e que eles se sintam parte do negócio. Isso faz com que você conte com equipes mais motivadas e produtivas.

Um processo de recrutamento e seleção estruturado começa forte já na busca pelos candidatos com o perfil correto. E o que isso traz a longo prazo para a empresa? Uma redução na rotatividade de colaboradores que não se sentem mais parte do negócio. É o problema conhecido como turnover.

Técnicas de recrutamento e seleção

A aplicação das técnicas de recrutamento e seleção corretas definirão o sucesso da busca pelo candidato ideal para a sua empresa.

Ao longo dos anos, técnicas variadas foram utilizadas pelos profissionais de recrutamento e seleção. Quer conhecer alguma das mais utilizadas?

Publicação da vaga

O básico do recrutamento e seleção também necessita de uma atenção especial. Aqui, deve-se atentar a que tipo de público a empresa quer atingir: candidatos externos ou internos.

A descrição da vaga precisa ser feita com cuidado e os canais utilizados devem combinar com o público que deve ser atingido pela publicação da vaga.

A atração de candidatos só é eficaz quando existe um bom trabalho de publicação. A utilização das redes sociais e dos canais da empresa são um exemplo de técnica comum utilizada para a divulgação das vagas no mercado de trabalho hoje.

Utilização de banco de talentos

Muitas empresas de recrutamento e seleção possuem um banco de currículos que fica disponível para a consulta dos profissionais de RH caso precisem fazer a prospecção de candidatos para uma vaga específica.

Saber como utilizar um banco de talentos é essencial para a otimização do processo de recrutamento e seleção. A categorização desses currículos cadastrados é essencial para que o banco seja uma ferramenta que potencializa as chances de se encontrar o profissional ideal.

Testes específicos podem ser desenvolvidos para profissionais que estão dentro desse banco de talentos.

Entrevistas

A entrevista deve ser feita no meio do processo de recrutamento e seleção, após a triagem dos currículos que se adequem melhor no perfil da vaga.

Existem diversas maneiras de se conduzir uma entrevista, e o profissional de recrutamento e seleção deve se atentar para qual formato funciona melhor para o tipo de vaga. A entrevista será feita presencialmente? Com um gestor? Com profissionais da mesma área?

Avaliação do perfil comportamental

Um psicólogo é um profissional essencial para o processo de recrutamento e seleção pela habilidade em traçar o perfil comportamental do candidato.

Com a ajuda de um psicólogo, é possível conhecer com maior afinco as particularidades de um candidato e se ele combina com o perfil exigido pela empresa.

Esse tipo de análise é necessário para que seja decidido com clareza se o perfil deste possível candidato será o ideal para preencher a vaga, evitando que o profissional se sinta desmotivado após algum tempo por não se conectar com os ideais da empresa.

Testes que tenham relação com a vaga

Cada vaga possui um grupo de competências específico que os candidatos devem possuir para poder prosseguir.

Uma das formas de fazer o filtro de quais candidatos são mais capacitados para a execução das tarefas que o cargo trará é através da aplicação de testes específicos sobre a vaga.

Com a supervisão de um dos gestores da empresa, esse tipo de teste pode ser aplicado para avaliar o desempenho do profissional em relação às atividades que ele terá no cargo e como ele lidará com eventuais dificuldades.

Resolução de case

Assim como os testes específicos para as vagas, os profissionais de recrutamento e seleção podem sugerir a aplicação de um outro tipo de teste mais prático, dependendo da vaga: a resolução de um problema comum na rotina do profissional que ocupa o cargo oferecido.

Esse tipo de teste é feito para avaliar como os candidatos lidam com possíveis dificuldades que encontrarão, assim como quais serão as soluções apresentadas por ele nessa simulação.

É uma das maneiras mais eficazes de avaliar a desenvoltura profissional do candidato.

Trabalho em equipe

Diversos candidatos podem vir a fazer parte de um mesmo processo, e uma das melhores maneiras de avaliar as suas habilidades é observando o seu comportamento enquanto parte de uma equipe.

Dinâmicas de grupo são perfeitas para identificar quais profissionais se adequarão com mais facilidade ao modelo de trabalho da empresa.

Um profissional que possui ótimas capacidades técnicas, mas não desenvolve um bom trabalho ao ser parte de um grupo talvez possa não ser a melhor escolha para compor o quadro de colaboradores.

Profissionais que lidam bem com situações que exigem trabalho em equipe produzem resultados melhores a longo prazo e instigam o desenvolvimento dos colegas de trabalho.

Como funciona o processo de recrutamento e seleção?

Você sabe quais são as etapas e como funciona o processo de recrutamento e seleção? A seleção de um novo colaborador de uma empresa não ocorre da noite para o dia. É um trabalho que envolve diversos profissionais e áreas dentro de uma mesma organização. Vamos conhecer como é desenvolvido esse trabalho?

O primeiro passo é fazer a atração de candidatos – etapa que diz respeito ao Recrutamento. Aqui, além de ser decidido se a busca por candidatos será interna ou externa, a empresa precisa alinhar junto do pessoal de recrutamento e seleção a melhor forma de mostrar para os candidatos a oportunidade que a empresa pode oferecer. Como a empresa deseja que os candidatos enxerguem a vaga?

Após isso, é feita a identificação dos talentos prospectados no processo de recrutamento. Aqui, é levado em consideração o currículo dos candidatos e o histórico profissional deles. Uma das formas de automatizar esse processo e torná-lo mais eficiente é através da elaboração de uma vaga com uma ótima descrição, evitando candidatos que não se encaixem no perfil.

Após a seleção de talentos, inicia-se a etapa de conhecer os candidatos. Os profissionais de recrutamento e seleção ficarão responsáveis por realizar entrevistas e sondar mais informações a respeito daqueles que desejam fazer parte da empresa. Aqui, pode-se aplicar os testes descritos acima neste post.

Após a filtragem realizada na etapa de testes e entrevistas, inicia-se a etapa de conversa com os gestores da empresa. Caso o profissional esteja de acordo com o perfil comportamental exigido pela vaga e bons resultados foram obtidos nos testes de aptidão, após a conversa com os gestores pode ser feita a proposta de emprego.

Como é uma empresa de recrutamento e seleção?

Já falamos sobre como a sua empresa pode obter vantagens ao contar com uma empresa de recrutamento e seleção para cuidar dos candidatos que preencherão as vagas do quadro. Então, é só isso?

A Electi é mais do que uma empresa de recrutamento e seleção. Nós ficamos responsáveis não só pelo processo de recrutamento e seleção, mas também pela contratação e a administração das relações profissionais entre as empresas e os profissionais.

Possuímos mais de 17 anos de experiência no recrutamento e seleção de pessoas e nos orgulhamos das relações que criamos e dos profissionais que ajudamos a desenvolver durante todos esses anos.

A Electi acredita que para uma empresa de recrutamento e seleção ter sucesso no seu papel ela deve agir como um agente externo que trabalha para elevar o nível dos serviços prestados por seus clientes.

Se você quer saber um pouco mais sobre nossa história e quer conhecer um pouco do que a Electi faz, que tal entrar em contato conosco?

Quais são os tipos de recrutamento e seleção?

Como citamos anteriormente no texto, o recrutamento e seleção de pessoas pode ser feito de duas maneiras: recrutamento interno e externo – ainda há a possibilidade de um recrutamento misto, do qual já falaremos sobre.

O recrutamento interno busca talentos que já existem dentro da empresa para o preenchimento da nova vaga. É o que chamamos de oportunidade interna. Bastante utilizado em grandes empresas por ser mais barato do que o recrutamento externo, esse tipo de contratação passa por um processo menos demorado, já que existe um conhecimento prévio dos candidatos. Aqui, o foco maior está na adaptação dos candidatos para o novo cargo e no treinamento.

O recrutamento externo é o processo que direciona a busca de candidatos para o público de fora da empresa. Aqui, novos talentos farão parte da empresa e o corpo de colaboradores irá crescer. O foco do recrutamento e seleção está na busca por um candidato que seja tão apto para o cargo quanto tenha afinidade com a cultura organizacional da empresa.

Há ainda o recrutamento misto, onde a vaga pode ser preenchida pelos dois tipos de público, variando conforme critérios da empresa.

Deu para perceber a importância do recrutamento e seleção de pessoas, né?

Neste post, esperamos que todas as suas dúvidas a respeito do recrutamento e seleção de pessoas tenham sido respondidas e que você possa seguir em frente com a ideia de contratar profissionais especializados como a Electi para cuidar das novas caras que farão parte do quadro de colaboradores.

É importante deixar claro que os processos nunca são iguais e as técnicas utilizadas podem variar de acordo com a empresa solicitante, com a vaga ou o perfil de candidatos desejado.

Caso surjam mais dúvidas sobre o processo de recrutamento e seleção de pessoas, não pense duas vezes e envie suas perguntas para nós!

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.