O que faz de uma empresa de recursos humanos uma boa parceira para o futuro da sua empresa? Quais são os benefícios reais de se ter um parceiro como a Electi Serviços? Descubra isso e muito mais neste post!

Queremos discutir com você um ponto extremamente importante e que muitas vezes é deixado de lado pelos gestores, desde as pequenas até as grandes empresas: a saúde do setor de recursos humanos da empresa.

Muitos, por falta de conhecimento ou de não entenderem o impacto que isso terá a longo prazo, deixam de investir ou até mesmo negligenciam um bom trabalho de recursos humanos – o que acabará afetando com toda a certeza a qualidade do trabalho prestado. No entanto, quando isso chega a acontecer, o estrago pode já estar feito.

E como exatamente o setor de recursos humanos pode afetar de maneira tão significativa os serviços da empresa? Bom, estamos falando da qualidade dos profissionais que passarão a formar a sua equipe.

Se todo o processo que envolve a entrada e a integração destes colaboradores não for um processo moderno e que realmente entenda as necessidades da empresa que está oferecendo a vaga, ao longo do tempo você formará um quadro de colaboradores sem sinergia e que não entregarão 100% do potencial.

Sabendo disso, queremos te mostrar como uma empresa de recursos humanos pode te ajudar a lidar com questões como essa, que podem inclusive já estar acontecendo na sua empresa. Além disso, iremos te mostrar outras vantagens que existem na contratação de uma empresa de recursos humanos como a Electi. Então, continue a leitura!

Navegue e descubra quais são as vantagens em contratar uma empresa de recursos humanos

Vantagens De Uma Empresa De Recursos Humanos

A seleção de currículos é feita por quem tem mais experiência

Como uma empresa de recursos humanos pode se sobressair na escolha de currículos e na seleção dos candidatos que devem evoluir para o status de colaborador?

Uma empresa de recursos humanos mais experiente terá lidado ao longo dos anos com diferentes tipos de clientes e com diferentes tipos de processos seletivos. A experiência com segmentos diversos e modelos diferentes de contratação é essencial para que ela possa identificar os gargalos do processo seletivo da sua empresa e possa propor melhorias que irão afetar significativamente a empresa como um todo.

Nós da Electi, por exemplo, atuamos há mais de 17 anos com recrutamento e seleção e outras questões relacionadas ao setor de recursos humanos. Durante esse tempo, lidamos com todos os tipos de empresas – muitos inclusive do mesmo segmento que a sua empresa.

Então, ao deixar as questões de recursos humanos para uma empresa que possui uma vasta experiência no assunto, você garante que as melhores soluções para as suas necessidades serão aplicadas.

Será feita a utilização das ferramentas corretas

Hoje em dia, temos uma infinidade de recursos disponíveis para realizar um bom processo de recrutamento e seleção e isso é ótimo. No entanto, uma grande variedade de ferramentas disponíveis no mercado também exige que se tenha um domínio sobre todas elas para poder atingir resultados mais satisfatórios – já que algumas se encaixarão melhor em determinadas situações para certos tipos de empresa do que outras.

É aí que entra a expertise e a experiência necessárias que citamos no item anterior. Uma empresa de recursos humanos saberá utilizar todos os recursos que estão ao alcance para entregar a melhor experiência tanto para a empresa que contratará os serviços, quanto para os colaboradores envolvidos.

Saber utilizar as ferramentas disponíveis é fundamental para a evolução da sua empresa – sejam as que irão melhorar a gestão do quadro de funcionários, que auxiliarão nos processos de integração ou as que afetarão a atração e seleção de novos colaboradores.

Desenvolver um bom uso dessas ferramentas e conseguir externalizar esse desenvolvimento é o que causa o sentimento de “preciso fazer parte desta empresa” nos candidatos – o que, automaticamente, garante um engajamento maior e mais visibilidade para os processos seletivos. E isso se estende para a gestão, uma empresa de recursos humanos saberá como lidar com os colaboradores. Isso é extremamente positivo para a imagem de uma empresa moderna.

Economia de recursos e tempo

Tomar as melhores decisões é um dos trabalhos dos gestores, e isso envolve saber exatamente no que investir. Fazer uma boa gestão dos recursos direcionados para a área de recursos humanos é a chave para o desenvolvimento do setor.

Com uma empresa de recursos humanos tomando conta dos processos seletivos e das questões relacionadas ao cuidado com os seus colaboradores, você tem a certeza o tempo e os recursos financeiros serão utilizados da melhor maneira possível por quem é experiente.

Não só isso, o investimento em uma empresa de recursos humanos evita problemas graves como a necessidade de se refazer um processo seletivo (e ter gastado recursos em vão) e nos leva ao próximo ponto, que é…

Foco na atividade principal da empresa

Nem sempre a sua empresa terá braços o suficiente para conseguir lidar com todas as áreas necessárias para o seu desenvolvimento – e isso é completamente normal.

Uma das vantagens em se ter uma empresa de recursos humanos como parceira é que você e sua empresa estarão livres para focar somente naquilo que é a atividade principal da sua empresa, o que consequentemente, melhorará a qualidade do serviço ou dos produtos oferecidos.

E isso sem se preocupar com a qualidade da sua equipe, já que estas questões estarão nas mãos de profissionais especialistas no assunto.

Nós citamos a economia de recursos e de tempo no item anterior, e é exatamente aqui onde a sua empresa poderá investir estes itens.

A perpetuação da tão citada cultura organizacional

Nós já falamos algumas vezes aqui em nosso blog sobre o conceito de cultura organizacional, e queremos reafirmar o impacto que uma empresa de recursos humanos possui nessa questão.

A cultura organizacional é o grupo de valores e comportamentos que estão associados a uma empresa e afetam todo o ambiente e as relações dessa empresa.

Essa cultura existe para manter vivo a missão, visão e valores da empresa e deve ser valorizada pelos colaboradores para que o desenvolvimento da empresa não seja afetado.

Um dos trabalhos que uma empresa de recursos humanos irá ficar responsável é justamente a integração destes valores nos processos seletivos e de fixação de colaboradores, diminuindo os índices de colaboradores que não conseguiram se adequar com o tempo e evitando o aumento da rotatividade de funcionários a longo prazo.

Uma empresa de recursos humanos possui as técnicas corretas para identificar quais novos candidatos se enquadram melhor na cultura organizacional da empresa e contribuirão de maneira mais significativa com o tempo. Com uma cultura organizacional forte, a sua empresa estará no caminho certo para obter o sucesso que tanto almeja.

Se você quer saber mais a respeito das questões apresentadas neste post e acha que a sua empresa pode se beneficiar com a parceria com uma empresa de recursos humanos, entre em contato com a Electi Serviços! Juntos, podemos desenvolver uma estratégia que torne a sua empresa mais forte.

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.