O promotor de vendas é o profissional que se encontra na linha de frente de uma estratégia de trade marketing. No entanto, você conhece de verdade quais são as suas atribuições? Vamos conhecer mais sobre neste post!

Quando falamos em trade marketing, provavelmente a primeira figura que deve vir a sua mente é a do promotor de vendas. E não é por menos: ele possui espaço considerável dentro do universo e é uma das peças fundamentais para que os resultados dos investimentos feitos sejam os mais agradáveis possíveis.

Engana-se quem acredita que, pelo fato de exercer uma atividade mais operacional, o promotor de vendas seja um profissional com menos funções. Ele está envolvido em mais pontos chave da operação do que você pode imaginar.

Navegue e saiba mais sobre o que faz um promotor de vendas

Promotores De Venda

O que faz um promotor de vendas?

Chega a ser difícil de se resumir quais são as funções de um promotor de vendas, que são várias e podem variar dependendo do objetivo dos gestores. No entanto, podemos adiantar que o promotor de vendas será responsável pela visita aos pontos de venda, por dar apoio ao time de vendas, fazer os relatórios necessários para que a empresa saiba como está o desempenho dos canais de distribuição e melhorar as estratégias. Bastante coisa, né? Não se assuste: ainda tem mais!

O promotor de vendas também pode ser o responsável pela definição da abordagem que será feita com os clientes. Seus produtos serão vendidos em um ponto fixo ou a distribuição se dará em algum evento? O promotor de vendas é quem irá trabalhar nesse processo!

As vendas no ponto de venda são supervisionadas pelo promotor para que os relatórios possam ser elaborados e os investimentos nos canais de venda sejam otimizados, assim como a distribuição.

Caso os vendedores precisem ser treinados para ocasiões específicas, o treinamento terá a participação do promotor também.

Por fim, em alguns casos podem acontecer do promotor de vendas ser o responsável pela maior parte do contato com os clientes na hora da venda (por estar apresentando o produto vendido e interagindo com os shoppers, seja tirando dúvidas ou incentivando a compra).

São muitas atividades, se pararmos para observar, mas não se esqueça que nem todos os promotores de venda desempenham as atividades descritas aqui – tudo dependerá das atividades exigidas pela equipe de backoffice.

Os maiores erros de um promotor de vendas

Antes de nos aprofundarmos sobre os detalhes da rotina de um promotor de vendas, vamos nos atentar ao que esse profissional NÃO deve fazer. Podemos dizer que essa parte fica como um alerta para os promotores, futuros promotores e gestores de equipe.

Realizar atividades que estão fora do seu escopo

Esse é um item que pode ser aplicado à diferentes profissões, mas iremos salientá-lo aqui pelo seguinte motivo: um promotor já possui um leque de atividades muito grande para cuidar.

Sobrecarregar um promotor com atividades que não o dizem respeito irá prejudicar a qualidade do trabalho que ele exerce e pode comprometer como um todo a estratégia de trade marketing.

Não conhecer a fundo o produto e a empresa

O cenário onde um shopper que possui dúvidas a respeito de um produto oferecido pela sua empresa não tem seus questionamentos respondidos é o pior possível para as vendas.

Acredite, esse é um dos erros mais comuns que encontramos no mercado. O promotor de vendas precisa ser treinado com eficácia e conhecer com detalhes a utilização dos produtos, assim como seus precedentes.

O mesmo conselho vale quando estamos falando da empresa. Um promotor que não sabe responder a respeito da própria empresa pode fechar portas para possíveis parceiros.

Por isso é importante o investimento no treinamento dos promotores e a criação de um bom roteiro de vendas, que irá funcionar como base para todo o discurso de seus promotores – fazendo com que a abordagem seja uniforme e todos estejam preparados para possíveis imprevistos na abordagem.

Planejar mal o estoque e o ponto de venda

Um bom promotor deve conhecer a fundo qual é o comportamento do shopper e deve preparar o ponto de vendas para atender às necessidades dos clientes.

Guardar itens demais e que você sabe que seu público não irá dar conta é ruim para os negócios. Da mesma forma, deixar que os itens faltem e decepcionar os shoppers, também é ruim.

O ponto de venda deve estar organizado de maneira com que toda a experiência de compra seja a mais positiva possível para seus compradores, caso o contrário o resultado será sentido nos relatórios feitos posteriormente.

Em todos os cenários citados acima, haverá prejuízo para a empresa. Caso você queira evitar esse tipo de situação, recomendamos que você leia esse nosso post com dicas para você melhorar o seu PDV!

E por falar em resultados: eles não devem ser ignorados

Em qualquer estratégia de negócio é importante que o acompanhamento dos resultados seja feito de maneira assídua e que eles sejam interpretados de maneira eficiente para que os pontos de atenção sejam identificados e as melhorias sejam aplicadas.

Sejam os índices bons ou ruins, o importante é não deixar de monitorar o desempenho das ações.

Qual é a importância de se ter um bom promotor de vendas na sua estratégia de trade marketing?

O promotor de vendas nada mais é do que a “cavalaria” de uma estratégia de trade marketing, como você pôde perceber ao longo deste artigo.

Os resultados das ações estão intrinsecamente ligados ao desempenho desse profissional, por isso a importância de fazer um recrutamento e seleção eficiente ao escolher quem irá fazer parte da sua equipe de trade marketing.

Por ser um agente muito presente na operação, o relacionamento que o resto da equipe possui com o promotor de vendas também afetará toda a saúde da estratégia da sua empresa.

O que nos leva a seguinte pergunta: qual deve ser o perfil de um promotor de vendas?

O que esperar de um promotor de vendas

Um promotor de vendas dedicado é necessário para que as vendas aumentem nos pontos de venda, mas é interessante que o promotor também reúna algumas características específicas.

Um promotor que é curioso e proativo na hora de aprender apresentará um desenvolvimento muito mais linear do que outros profissionais, pelo fato de estar agindo ativamente na melhoria das campanhas.

Ter boa capacidade de observação e conseguir compreender a fundo o que os clientes buscam é essencial para fazer melhorias na abordagem. Como é possível esperar que exista progresso nas vendas se os seus promotores não conseguem se conectar com as necessidades que o seu público possui? Um bom promotor irá contextualizar a venda dos produtos e mudar a abordagem de acordo com as dores de cada shopper.

Ser engajado com aquilo que vende faz diferença. Ao passearmos por shoppings e lojas, um dos cenários com os quais mais nos deparamos é o de promotores que não conseguem convencer o público por soarem extremamente mecânicos na abordagem. Isso se dá pelo fato de não terem um contato real com o produto (ou pelo menos não se interessarem a fundo por ele para tal). Os clientes perceberão essa falta de afinidade com o produto, por mais que o discurso e o conhecimento técnico sobre ele estejam em dia.

Por último, mas não menos importante, reforçamos que a organização é fundamental para que uma estratégia de trade marketing se concretize. Logo, os colaboradores devem se mostrar os mais organizados possíveis.

Conheceu o promotor de vendas e possui dúvidas sobre trade marketing?

Aqui em nosso blog você encontra diversos artigos falando sobre trade marketing e sobre como elaborar uma estratégia eficiente de trade marketing. Recomendamos que você dê uma passada por eles.

Caso você esteja procurando por promotores de venda para distribuir o seu produto e precise da ajuda de especialistas, entre em contato com a Electi! Nós somos uma agência de trade marketing com mais de 17 anos de experiência e estamos prontos para fazer com que a sua empresa e os seus produtos dominem o mercado!

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