Você conhece os profissionais que estão por trás do serviço de recrutamento e seleção de pessoas em uma empresa? Quem são os trabalhadores que cuidam da entrada de novos profissionais? Como as diferentes funções se relacionam? Descubra neste post!

A área de recrutamento e seleção possui particularidades que nem todo mundo está ciente, principalmente as pessoas de fora da área de Recursos Humanos.

O recrutamento e seleção de pessoas pode até mesmo parecer uma tarefa que pode ser automatizada para muitos, devido a implementação das novas tecnologias na gestão das empresas nos dias de hoje. No entanto, é de extrema importância que o processo de recrutamento e seleção de pessoas seja feito por profissionais experientes para que os novos integrantes do quadro de funcionários possam ser considerados boas adições para a empresa.

Uma das maneiras que os gestores possuem de melhorar a sua conexão com a área de recrutamento e seleção de pessoas é conhecendo as funções de cada um dos profissionais que compõem a sua equipe.

Você sabe o que faz um Headhunter e o que o diferencia de um recrutador? Neste post, te mostraremos quem são os profissionais de recrutamento e seleção de pessoas e como cada um deles contribui para o processo!

Navegue e aprenda mais sobre os profissionais de recrutamento e seleção de pessoas

Recrutamento E Seleção De Pessoas

Recrutador

O recrutador é o profissional responsável pela atração dos profissionais e seleção dos currículos que ele acredita que são interessantes para preencher uma vaga dentro de uma empresa.

Um dos trabalhos do recrutador é fazer uma boa descrição de vaga disponível. Ele é o profissional que irá se inteirar nas novas ferramentas disponíveis no mercado de recrutamento e seleção de pessoas e será um dos primeiros contatos dos candidatos.

A boa descrição da vaga e uma aproximação bem trabalhada dos candidatos é feita para que a imagem que o candidato forme a respeito da sua empresa seja a mais positiva possível e as pessoas enxerguem as vantagens de ser um dos colaboradores.

Além de gerar maior repercussão orgânica através das indicações feitas entre os candidatos, esse tipo de trabalho ajuda na construção de uma boa imagem da empresa e torna a vaga mais relevante para o público.

Para ser um bom recrutador, é indispensável um profundo conhecimento sobre os requisitos das vagas e sobre a rotina dos colaboradores da empresa.

Headhunter

Assim como o recrutador, o Headhunter é um dos responsáveis por atrair e selecionar novos profissionais para uma empresa. Ele é uma das pontes entre os talentos disponíveis no mercado de trabalho e a oportunidade oferecida pela sua empresa.

Headhunter é uma palavra estrangeira e vem do inglês “caçador de cabeças”. Por mais assustador que possa parecer, é exatamente isso que esse profissional faz no processo de recrutamento e seleção de pessoas. O Headhunter focará seus esforços em encontrar a “cabeça” que se encaixe perfeitamente naquilo que a empresa precisa. Para isso, ele precisa possuir uma boa rede de contatos (o networking). É através das conexões feitas com profissionais qualificados que o Headhunter pode comprovar se aquele trabalhador e a vaga se complementam.

Claro que para saber quem se encaixa bem ou não em uma vaga é necessária uma certa afinidade com a empresa e com a gestão. Conhecer bem a cultura organizacional da empresa e filtrar os candidatos são habilidades inerentes à função.

O Headhunter pode até mesmo abordar algum profissional conhecido que já está empregado, e caso ele acredite que aquele seja a pessoa certa para o trabalho, combinará com os gestores uma oferta que considere adequada para ter aquele talento específico desempenhando a função que eles precisam na empresa.

No recrutamento e seleção de pessoas, enquanto o recrutador direcionará seus esforços para a atração de candidatos como um todo, o Headhunter focará em encontrar aquele que considera o mais apto para o cargo.

Business Partner

Business Partner é um termo que vem do inglês e significa “parceiro de negócios”.

É uma função relativamente nova na área de recursos humanos e recrutamento e seleção de pessoas, mas que se tornou fundamental para um processo ser considerado um sucesso.

Dentre as suas atividades, está a missão de manter a liderança da empresa conectada com todas as equipes e departamentos e com o pessoal responsável pelo o recrutamento para que o processo seja o mais assertivo possível e atenda os interesses de todos os envolvidos.

O Business Partner é o elo que faz com que o processo de recrutamento e seleção de pessoas tenha resultados satisfatórios, mesmo em empresas que possuem diversas unidades espalhadas e um número alto de funcionários. Ele será o profissional que lidará tanto com a equipe de recrutamento, quanto com os gestores.

É como se o Business Partner fosse um mentor para os gestores na hora de lidar com o recrutamento e seleção de pessoas. Ele deve estar presente em todas os momentos em que decisões importantes serão tomadas relacionadas à gestão de pessoas.

Esse tipo de profissional atua em treinamentos e outros tipos de atividade da área de recursos humanos justamente por conhecer profundamente os processos da empresa e as necessidades tanto dos gestores, quanto dos colaboradores.

Analista de Recrutamento e Seleção de pessoas

O analista de recrutamento e seleção é uma das peças fundamentais dentro do processo de recrutamento e seleção de pessoas.

Ele é o tipo de profissional que move o processo para a frente enquanto presta auxílio aos demais envolvidos no recrutamento e seleção. Como analista, ele estará presente do início ao fim de todas as etapas da atração e seleção de novos candidatos.

Como está presente em todas as etapas do processo, pode ter funções diferentes, desde a divulgação das novas vagas até a seleção dos candidatos adequados que se encaixaram no perfil.

O analista de recrutamento e seleção de pessoas atua ao lado dos gestores, recrutadores, psicólogos e de todos os outros profissionais, ajudando na avaliação dos candidatos, realizando entrevistas e até mesmo auxiliando a melhorar o processo de recrutamento e seleção de pessoas.

Como é um profissional que atua de maneira mais geral, é importante que ele conheça bem tanto a cultura organizacional, como os diferentes setores da empresa e mantenha um relacionamento próximo da gestão de pessoas.

Psicólogo

Em um processo de recrutamento e seleção de pessoas, não se deve avaliar somente as capacidades técnicas de um possível colaborador, mas também as suas características psicológicas.

Para isso, é importante a figura do psicólogo na busca por novos trabalhadores. Através de entrevistas, testes e outros tipos de avaliações comportamentais, o psicólogo conseguirá afirmar se aquela pessoa é uma boa escolha para a vaga.

Profissionais que não se sentem confortáveis ou não conseguem se conectar com os valores e os ideais de uma empresa podem apresentar problemas na produtividade após algum tempo. E é aí que entra o cruzamento dos resultados dos testes aplicados pelo psicólogo com os outros testes do processo de recrutamento e seleção de pessoas.

Com um psicólogo presente ao lado dos outros profissionais responsáveis, a busca pelos candidatos perfeitos para a vaga se torna muito mais objetiva e com um resultado que será definitivamente melhor a longo prazo.

Agora você já conhece quais são os profissionais presentes no processo de recrutamento e seleção de pessoas!

Neste post te apresentamos as principais características dos profissionais que estão presentes no processo de recrutamento e seleção.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, recomendamos que leia o nosso Guia de Recrutamento e Seleção para ficar por dentro de tudo!

Se você está procurando por uma agência especializada em recrutamento e seleção, fale com a Electi – são mais de 17 anos de experiência transformando equipes e elevando o nível dos colaboradores das empresas parceiras ao longo da nossa história!

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.