Você faz ideia de como funciona o processo de recrutamento e seleção? Quais são as etapas que envolvem a entrada de novos colaboradores em uma empresa? Como uma agência de recursos humanos pode melhorar esse processo? Descubra neste post!

Quando falamos de recrutamento e seleção, estamos nos referindo sobre mais do que apenas a contratação de novos colaboradores dentro de uma empresa: estamos nos referindo à todas as etapas que envolvem o processo de recrutamento e seleção, desde a divulgação da vaga até mesmo os testes para avaliar se o candidato está dentro do perfil psicológico que a vaga exige.

Ao conhecer os detalhes de cada etapa, se torna mais fácil implementar melhorias, que refletirão positivamente no desenvolvimento da sua empresa.

As melhorias feitas em um processo de recrutamento e seleção poderão ser sentidas a curto prazo e são essenciais para qualquer empresa que deseja figurar entre as melhores do setor. Que tal darmos uma olhada em como pode ser feita essa transformação?

Navegue e aprenda a melhorar o processo de recrutamento e seleção

Processo De Recrutamento E Seleção

Como é o processo de recrutamento e seleção?

Antes de entender como melhorar, é preciso entender como funciona. Certo?

De maneira resumida, podemos dizer que:

  • O processo de recrutamento é composto pelas etapas de divulgação da vaga e atração de candidatos. Aqui, a intenção dos recrutadores deve ser a de encontrar o máximo de candidatos que se enquadrem na vaga, utilizando as ferramentas disponíveis. Lembrando que quando falamos de o máximo de candidatos possíveis, estamos nos referindo ao máximo de candidatos qualificados para o processo, e não somente aos números.
  • Já no processo de seleção é onde serão aplicados os filtros que definirão se os candidatos estão aptos ou não para exercer as funções da vaga. Na etapa de seleção são feitos testes de todos os tipos.

Se você ainda quer saber mais detalhes a respeito de como funciona o processo de recrutamento e seleção, recomendamos que você leia o post: O que é recrutamento e seleção de pessoas?”

E então, quais melhorias devem ser feitas no processo?

Tenha certeza de quem você quer para o cargo

Assim como uma empresa precisa definir bem quem é o seu público-alvo para saber como deve ser feita a comunicação, um profissional de recrutamento e seleção deve saber quem é a melhor pessoa para a vaga disponível antes mesmo de começar a ir atrás dos candidatos.

Como assim? Pense a respeito do que você espera do candidato e coloque isso em perspectiva. Lembrando que não devem ser levadas em consideração somente as capacidades técnicas, mas também a experiência que você espera desse candidato e como deve ser o perfil dele.

Essas características irão influenciar diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido por ela e pela equipe do qual ele fará parte. Então, antes mesmo de saber se o candidato está apto tecnicamente para avançar no processo, é necessário avaliar se ele está dentro das outras expectativas da vaga também.

Esse perfil pode ser elaborado em conjunto com o diretor, o líder da equipe e até mesmo com outros membros do time. Dessa forma, o novo colaborador será alguém que terá uma maior facilidade em se adaptar a rotina da empresa e irá gerar melhores resultados.

Divulgue sua vaga nos canais corretos

Esse é um dos pontos em que as empresas mais pecam na hora de estruturar um processo de recrutamento e seleção.

Saber em quais lugares fazer a divulgação da vaga é fundamental para conseguir atingir o público correto.

Tipos diferentes de profissionais se adaptam a plataformas de emprego diferentes também – e se você conhece a fundo o tipo de candidato que você deseja, é nessas plataformas que você deve mirar.

E não se atenha à um único canal para fazer a divulgação da sua vaga, abuse de redes sociais e de outros sites de emprego para que a divulgação seja um sucesso – e se a comunicação utilizada e a descrição da vaga estiverem de acordo, pode ter certeza de que os candidatos certos virão.

Hoje em dia as redes sociais são uma ótima forma de encontrar os candidatos. Sua empresa possui uma página nas redes sociais? Se sim, aposte na divulgação dos links das vagas através de posts, pois esse tipo de postagem se espalha rápido através dos perfis dos seguidores.

Um dos pontos mais importantes na hora de divulgar a vaga é a quantidade de informações na descrição. Sua vaga precisa ser honesta com os requisitos (nada de surpreender os candidatos na hora da entrevista) e se possível, com a remuneração e os benefícios também.

A presença do líder no processo de recrutamento e seleção

A presença dos gestores e dos líderes das equipes em pelo menos parte do processo de recrutamento e seleção é fundamental para que tudo ocorra bem.

Primeiro que, se há um contato inicial pré-trabalho com o líder, a relação entre ele e o novo colaborador tende a se desenvolver da melhor maneira.

Os gestores devem fazer parte da avaliação dos candidatos por conhecerem bem as equipes. Eles possuem propriedade para dizer se o candidato que está avançando nos filtros da seleção é uma boa opção ou não.

E para os candidatos, a presença dos líderes também é importante. Significa que as relações entre colaboradores e gestão serão próximas e o novo colaborador terá com quem contar dentro da empresa.

Atenção à experiência do candidato

Já ouviu falar no termo experiência do candidato? Ele diz respeito a interação que os candidatos têm e como se sentem dentro do processo de recrutamento e seleção como um todo.

Se você consegue oferecer uma boa experiência do candidato, é sinal de que o processo de recrutamento e seleção da sua empresa pode ser considerado um sucesso.

Além do mais, se você oferece uma boa experiência do candidato, você consegue despertar nas outras pessoas o desejo de integrar a sua equipe e de fazer parte da sua empresa. É quase como se fosse um marketing orgânico entre os candidatos.

Para oferecer uma boa experiência do candidato, preste atenção aos seguintes pontos:

  • Nada de etapas desnecessárias no processo de recrutamento e seleção;
  • Testes genéricos demais e que não agregam para a filtragem de candidatos devem ser descartados;
  • Não cobre do candidato pontos que não foram descritos na vaga;
  • A comunicação com os candidatos deve ser facilitada e eles devem conseguir acessar a equipe de recrutamento a qualquer momento;
  • Avise aos candidatos todas as mudanças de etapa no processo seletivo;
  • Dê uma resposta aos candidatos que não foram selecionados e não os deixe esperando por algo que não irá chegar.

Dando a atenção necessária a esses pontos, você terá um bom processo de recrutamento e seleção!

Neste post, te mostramos como melhorar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa. Esperamos que as dicas dadas por nós sejam úteis e contribuam para o desenvolvimento da área de recursos humanos do seu negócio.

Caso você não tenha um processo bem estruturado e queira ajuda profissional, por que não entra em contato com uma agência de recrutamento e seleção?

Aqui na Electi, você encontra especialistas com anos de experiência na área de recursos humanos que irão te ajudar a encontrar os candidatos ideais para transformar o seu quadro de colaboradores. Então, vamos conversar?

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.