Como garantir que a escolha dos novos profissionais da empresa foi a melhor? Como a estruturação dos processos da área de Recursos Humanos pode melhorar o recrutamento e seleção de pessoal?

O processo de recrutamento e seleção de pessoal é algo que deve ser trabalhado em um processo de melhoria contínua para sempre dar bons resultados para a empresa.

Você sabe quais são os fatores que tornam o processo de recrutamento e seleção de pessoal bem estruturado? Como garantir a eficácia da área de Recursos Humanos da sua empresa?

Existem processos que, quando adotados pela empresa, podem tornar o recrutamento e a seleção dos novos integrantes do quadro de colaboradores mais assertiva.

Neste post, iremos dar uma olhada em quais são esses processos e em qual é a importância de se contar com um processo de recrutamento e seleção de pessoal bem estruturado. Portanto, continue a leitura!

Navegue e saiba mais sobre as vantagens de um processo de recrutamento e seleção de pessoal bem estruturado

Recrutamento E Seleção De Pessoal+

Qual é a importância de um recrutamento e seleção de pessoal estruturado?

Antes de tudo, por que é importante investir na estruturação do recrutamento e seleção de pessoal? Esse é um dos questionamentos que são feitos rotineiramente pelos gestores das empresas.

Logo de cara podemos afirmar que, se a sua empresa não investe na melhoria dos processos de recrutamento e seleção, ela está fadada a ficar para trás no mercado.

Isso acontece porque as técnicas evoluem com o tempo, os softwares e as necessidades dentro da sua empresa irão mudar também ao longo dos anos.

A área de recursos humanos é a responsável pela atração e seleção dos profissionais que irão compor o quadro de colaboradores da sua empresa. Essa atividade deve conseguir acompanhar a evolução natural que ocorre tanto em relação ao espaço da empresa no mercado, quanto da cultura organizacional.

Com uma boa estruturação dos processos de recrutamento e seleção de pessoal, você consegue garantir que as mudanças ocorram em uma direção mais positiva de maneira constante.

Com a estruturação, você consegue:

Diminuição do índice de turnover

O turnover é um termo que vem do inglês e se refere a taxa de rotatividade da empresa, calculada a partir da relação entre a saída de funcionários e os que entram e permanecem.

A diminuição dessa taxa é um dos objetivos da área de Recursos Humanos, pois um número alto nas taxas de rotatividade significa que os colaboradores não estão se adaptando bem aos valores da empresa.

Além disso, um alto índice de turnover gera gastos para a empresa, com a contratação de novos colaboradores sendo uma constante.

Com uma boa estruturação do setor de recrutamento e seleção de pessoal, você garante que os novos funcionários estejam 100% alinhados com a cultura organizacional da empresa e com os critérios necessários para desempenhar a vaga.

Colaboradores integrados com os valores da empresa

Conseguir que seus colaboradores estejam se sentindo bem desempenhando suas funções dentro da empresa é um dos indicadores de que o setor de recrutamento e seleção de pessoal está acertando.

Funcionários que estão mais conectados com a missão e os valores da empresa se sentem mais motivados a longo prazo, o que gera uma melhora na produtividade.

Isso contribui também para que os colaboradores se sintam estimulados a crescer dentro da empresa.

Como estruturar a área de recrutamento e seleção?

Como é possível tornar a área de recrutamento e seleção de pessoal bem estruturada? Esse é um dos desafios constantes dos gestores do setor de recursos humanos.

Alguns pontos do processo devem ser padronizados de acordo com as necessidades da empresa para que o recrutamento e seleção seja sempre um sucesso e os problemas citados anteriormente (como alta taxa de rotatividade e baixa produtividade das equipes) sejam evitados.

Com que frequência sua empresa precisa de novos colaboradores?

Faça um levantamento e veja como está o desempenho dos novos colaboradores, quando entraram e com que frequência outros funcionários entram para o quadro.

Se a sua empresa possui uma alta taxa de entrada de novos colaboradores, seja por estar em expansão ou por conta da atividade que desempenha, é importante que você mapeie as datas em que há uma necessidade maior de contratação e a razão delas acontecerem.

Isso permite que os responsáveis pelo recrutamento e seleção de pessoal estejam sempre preparados para as demandas de novos colaboradores e otimizem o processo como um todo.

Defina quais serão as etapas do processo

Como você deseja melhorar a área de recrutamento e seleção de pessoal? Pode parecer uma pergunta um tanto quanto ampla, certo?

Não se engane, para tornar a resposta o mais objetiva possível é fácil: basta que a sua equipe mapeie todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, assim como o que deve ser feito com os candidatos em cada uma delas.

Assim, você consegue identificar os pontos que precisam de mais atenção e o processo de melhoria se torna mais fácil.

Invista nas ferramentas corretas

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para auxiliar a área de Recursos Humanos, e a utilização dos softwares corretos pode transformar o processo de recrutamento e seleção para melhor.

Além disso, a utilização de ferramentas que auxiliam na atração e seleção dos candidatos economiza tempo de trabalho humano, e consequentemente, abre margem para que um número maior de candidatos seja sondado.

Com as ferramentas corretas estando à disposição da sua equipe de Recursos Humanos, o processo de recrutamento e seleção de pessoal terá muito mais qualidade e se adaptará de maneira muito mais natural as mudanças no mercado.

Atue ao lado da equipe de recrutamento e seleção

De nada adianta possuir um ótimo time de recursos humanos ou até mesmo contratar a melhor empresa se os gestores não estão presentes no processo.

Por mais difícil que seja coordenar as datas disponíveis na agenda, é de suma importância que os gestores da empresa façam parte do processo e sejam acessíveis para a equipe que está responsável pelo recrutamento e seleção.

Em casos de empresas com uma estrutura maior e mais de uma unidade, a importância deste ponto só aumenta. Com os gestores presentes no processo, as chances da escolha dos novos colaboradores ser um sucesso é maior.

Com um processo de recrutamento e seleção de pessoal bem estruturado, a sua empresa só tem a ganhar!

Neste artigo, te contamos alguns dos benefícios de se ter um processo de recrutamento e seleção estruturado e como começar a fazê-lo. É dessa forma que alcançamos o nível de “RH estratégico”.

Seguindo as dicas deste post, sua equipe conseguirá investir o tempo de trabalho de maneira que faça com que os processos de adaptação dos colaboradores também se tornem mais assertivos, garantindo o bem-estar a longo prazo tanto da empresa, quanto de seus trabalhadores.

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.