Você sabe como funciona uma empresa de recrutamento e seleção? Quais são as suas atividades? Por que contratar uma empresa de recursos humanos? Descubra isso e mais neste post!

Se você acompanha nosso blog, provavelmente já tem bastante familiaridade com os assuntos relacionados ao recrutamento e seleção de candidatos para uma empresa.

Em posts anteriores já demos algumas dicas para quem é gestor e está em busca de formar o quadro de colaboradores ideal dentro da sua empresa através de um bom trabalho de recrutamento e seleção.

Em muitos dos textos, citamos a figura da empresa de recrutamento e seleção – como nós da Electi, por exemplo. Mas o que de fato é uma empresa de recrutamento e seleção? Quais são as atividades que ela realiza? Quem são as pessoas que compõem a equipe? Por que contratar uma empresa de recrutamento e seleção?

A resposta para essas e outras perguntas, você descobrirá neste post. Então, continue a leitura!

Navegue e saiba tudo sobre o que é uma empresa de recrutamento e seleção

Empresa De Recrutamento E Seleção

O que é uma empresa de recrutamento e seleção?

Uma empresa de recrutamento e seleção é um agente terceirizado que ficará responsável por fazer a atração dos candidatos e a seleção dos mais aptos a preencher as vagas existentes dentro da sua empresa. Mas não se limita apenas a essa atividade.

A empresa de recrutamento e seleção irá fazer uma análise profunda da situação atual do quadro da sua empresa e das necessidades dela. Um grande diferencial em contratar uma empresa de recrutamento e seleção está na experiência que esse tipo de empresa possui, são diversas outras empresas clientes – e muitas podem inclusive atuar no mesmo nicho que a sua, o que garante a empresa de recrutamento e seleção um domínio das necessidades e um preparo que a diferencia de um setor de recursos humanos interno, por exemplo.

Além de um diagnóstico preciso que será feito, a empresa de recrutamento e seleção pode ser uma das maiores parceiras que o seu negócio pode ter. Consultoria a respeito de recursos humanos, testes psicológicos e profissionais, contratação, benefícios e outros temas pertinentes a essa área estarão ao seu alcance também, tornando a tomada de decisões importantes em um processo muito mais fácil de se lidar.

E não só isso, uma empresa de recrutamento e seleção é formada por diversos profissionais competentes com funções diferentes e que podem ajudar a trazer o que há de melhor em termos de evolução para a sua empresa. A perpetuação de uma cultura organizacional dentro do quadro de funcionários é um dos maiores desafios que os gestores possuem, e nada melhor do que quem é expert no assunto para ajudar nisso.

Quem são os profissionais que compõem uma empresa de recrutamento e seleção?

Conhecer quem faz parte de uma empresa de recrutamento e seleção é fundamental para entender onde o seu investimento está sendo feito. Afinal de contas, contratar uma empresa de RH se trata exatamente disso: um investimento que você fará na qualidade da sua empresa.

Dentro de uma agência de recrutamento e seleção existem algumas figuras que se destacam, como:

O recrutador, que é aquele que ficará no cargo de fazer a atração dos candidatos para a vaga na sua empresa e fará a primeira seleção dos currículos. O recrutador é o responsável por fazer uma boa descrição da vaga e a sua divulgação dentro dos canais disponíveis (tarefa que muitas vezes é feita ao lado de algum profissional do marketing).

O headhunter possui uma função parecida com o recrutador, com a diferença de possuir uma rede de contatos diferenciada e focar as suas energias em achar um candidato específico que seja o ideal para preencher os requisitos da vaga.

O business partner é o profissional que ficará responsável por manter os gestores da empresa conectados com todos os processos envolvendo outras equipes e departamentos, assim como com os outros profissionais do recrutamento e seleção também.

O analista de recrutamento e seleção é o tipo de profissional que, como o cargo de analista sugere, ficará presente em todas as etapas do processo, auxiliando a equipe de recrutamento e seleção e fazendo com que tudo aconteça de maneira fluida e sem problemas.

O psicólogo também é figura importante dentro do processo de recrutamento e seleção por ter as capacidades técnicas necessárias para avaliar os candidatos corretamente e saber se eles se enquadram no perfil psicológico que a empresa busca.

Claro que esses profissionais desempenham mais funções do que as que foram descritas aqui e as equipes não são formadas apenas pelas profissões citadas, mas grande parte das empresas que você encontrará terá essas pessoas.

Se você quer saber um pouco mais sobre quem são esses profissionais, recomendamos que você faça a leitura do nosso post: Quais são os profissionais que fazem o recrutamento e seleção de pessoas?

Como se tornar um profissional de recrutamento e seleção?

Você deseja fazer parte de uma empresa de recrutamento e seleção, mas não sabe como entrar na área? Essa é uma das dúvidas mais comuns sobre a área de recrutamento e seleção: quais são os primeiros passos?

Recomendamos que quem deseje fazer parte de uma empresa de recrutamento e seleção e siga na área invista em cursos tecnólogos ou em uma graduação em Recursos Humanos. Outros cursos relacionados também são bem vindos. No entanto, quanto mais específica for a sua formação, melhor.

Após a graduação ou grau técnico, o investimento deve ser feito em uma pós-graduação, MBA, mestrado ou até mesmo cursos de especialização em Recrutamento e Seleção. Fique atento nas notas do MEC e escolha uma instituição de ensino que possua uma boa classificação para garantir que a qualidade do ensino esteja de acordo com o que o mercado exige!

Agora que você sabe o que faz uma empresa de recrutamento e seleção, que tal conversar com a Electi?

Contar com uma empresa de recrutamento e seleção é a chave para que o seu negócio seja um verdadeiro sucesso no mercado. Formar equipes que estejam alinhadas com a cultura organizacional da empresa e com qualificação de verdade é mais do que possível com uma agência especializada ao seu lado.

A Electi Serviços é experiente na construção de um futuro mais brilhante para todas as empresas que são parceiras. Para sermos mais exatos, possuímos mais de 17 anos de experiência com recrutamento e seleção.

O nosso objetivo continua o mesmo desde o início da jornada: o desenvolvimento de pessoas e de empresas, através de um bom trabalho de recursos humanos.

Então, se você está procurando um parceiro para a sua empresa, venha conversar conosco. E o melhor: enquanto a Electi se preocupa com o recrutamento e seleção, a sua empresa fica livre para investir na sua atividade principal!

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.