Você já se deparou com situações em que recebeu alguma amostra grátis? Então, você presenciou uma ação de Sampling. Quer saber como esse tipo de ação pode beneficiar a sua empresa? Descubra neste post!

Receber produtos de graça é ótimo, não é mesmo? Principalmente quando os produtos recebidos são de uma marca da qual você está habituado a fazer compras. Muitos acreditam que esses produtos são de “sobra” ou são produtos que não conseguiram vender bem – não poderiam estar mais enganados.

O Sampling, que é a distribuição de amostras, é um tipo de ação planejada pela equipe de trade marketing responsável pelas vendas dos produtos da sua empresa nos pontos de vendas (PDV).

Esse tipo de abordagem existe há anos e segue sendo uma das maneiras mais eficazes de atrair novos shoppers. Quer entender como aplicar o Sampling? Então continue a leitura!

Navegue e saiba tudo sobre o Sampling Marketing

Sampling

O que é Sampling Marketing?

Como citamos anteriormente, o Sampling é a entrega de amostras grátis de um determinado produto de uma marca nos pontos de venda (ou fora deles). Essa técnica de trade marketing é feita com o intuito de atrair novos possíveis shoppers ou até mesmo de fazer com que os compradores que já estão acostumados a consumir um certo produto experimentem um diferente.

O Sampling é muito utilizado na hora de realizar o lançamento de um novo produto, principalmente quando o produto das empresas é um bem consumível.

“E então, com que intuito é feito o Sampling?” A resposta mais objetiva possível é: proporcionar para os compradores uma primeira experiência mais agradável possível com o novo produto e mapear o comportamento do público em relação ao que está sendo promovido.

O Sampling influencia na decisão de compra ao garantir que o comprador maneje o produto, faça uso dele e até mesmo o compare com outros que já comprou.

Você pode estar se perguntando se investir nesse tipo de ação é arriscado para a empresa, já que o retorno pode não ser o esperado, certo? Mas o cenário onde o público não gostou das amostras já é um dos indicadores de que a estratégia está sendo útil. Como assim? Uma das maiores forças do Sampling Marketing está no feedback que o público pode dar a respeito da sua amostra.

É uma troca justa: o possível comprador receberá uma amostra grátis e poderá desfrutar dela e do outro lado a sua empresa recebe críticas, comentários e elogios sinceros a respeito do produto oferecido – lembra que dissemos que é possível mapear o comportamento do público? Pois é dessa forma que esse tipo de estudo é feito.

Há uma série de benefícios que a sua empresa pode ter ao investir em ações de Sampling ao lado de uma agência de trade marketing competente. Daremos uma olhada neles a seguir.

Quais os benefícios que você terá ao colocar em prática o Sampling Marketing?

Hoje, um dos maiores problemas encontrados pelas empresas está na hora de mensurar os resultados das ações e dos investimentos feitos, principalmente quando estamos abordando as questões ligadas ao marketing e a promoção dos produtos.

Então, para já saber de antemão, quais os resultados que você obterá com uma ação de Sampling marketing?

Engajamento do público: sua empresa distribuirá amostras gratuitamente – o que por si só já é motivo para que quem receba faça uma divulgação espontânea do produto, seja ao comentar com os amigos e família ou até mesmo publicando nas redes sociais. Esse tipo de interação faz com que a sua marca fique em evidência entre o público que você quer atingir e a sua empresa pode ter um espaço maior para interagir com essas pessoas.

Percepção sobre o valor do produto: comparar preços é um hábito que todos nós temos e pesa bastante na decisão de compra. Ao entregar uma amostra grátis para alguém, você proporcionará para ela uma experiência diferente da que é oferecida por outras empresas, o que irá impactar positivamente na percepção do seu público a respeito do quanto o seu produto vale.

Feedback honesto: na hora de entregar a amostra, solicite que o público responda uma pesquisa com perguntas específicas a respeito do que eles acharam sobre o produto. Desta forma, sua empresa conseguirá entender quais são os pontos fortes e o que precisa ser melhorado para que ele se sobressaia em relação aos produtos da concorrência.

Aprofundamento na jornada de compras do shopper: seus compradores podem estar em momentos diferentes da jornada de compras. Através do Sampling, você garante que eles conheçam o seu produto e avancem na jornada de compras, influenciando-os no momento mais crucial possível: a hora da decisão da compra.

Como colocar em prática a entrega de amostras para o público?

Quer colocar em ação um plano de Sampling marketing? Então se planeje corretamente seguindo os passos abaixo:

Tenha um objetivo claro

Qual é o foco da sua ação de Sampling? O que você quer receber do público? Quais são os pontos que você deseja atingir no público-alvo?

Combine com a sua equipe de trade marketing e vendas quais serão as metas e faça o acompanhamento correto.

Desenhe o público-alvo da sua ação de Sampling

Quem irá interagir com os produtos distribuídos? Trace o perfil de quem receberá as amostras e antecipe quais as possíveis reações.

Dessa forma, você poderá se basear no comportamento dos compradores e saberá o que esperar nos resultados.

Combine com os gestores dos PDVs

Em que lugares as amostras serão distribuídas? Converse com os responsáveis pelos pontos de venda e alinhe a estratégia com os promotores que ficarão responsáveis por entregar as amostras.

Com todos os envolvidos estando a par dos objetivos da ação, a chance de erros é diminuída.

Tenha promotores de confiança

De nada adianta planejar com eficácia as ações se a equipe que irá executá-la não for bem capacitada para exercer o Sampling.

Invista em treinamentos para desenvolver os seus promotores ou, caso deseje contar com a expertise de quem entende mais desse mercado, faça uma parceria com uma agência de trade marketing.

E aí, que tal investir no Sampling Marketing e aproximar o público dos seus produtos?

Neste post te mostramos o que é Sampling e como é o funcionamento de uma das estratégias mais consolidadas dentro do trade marketing. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para que você planeje as próximas ações nos pontos de venda da sua empresa.

Caso você não saiba como executar uma estratégia de Sampling marketing e queira a ajuda de especialistas, venha falar com a Electi! Nós somos uma agência de trade marketing com mais de 17 anos de experiência e estamos prontos para te ajudar a elaborar uma estratégia que alavanque os seus produtos no mercado!

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.