Você está querendo saber mais sobre o que é recrutamento e seleção de pessoas? Como é esse processo? Qual a diferença entre recrutamento e seleção? Descubra isso e muito mais neste post!

Hoje em dia, a maior preocupação das empresas está em formar uma equipe que seja engajada nos seus ideais e que seja formada por profissionais que se sintam motivados pela cultura organizacional da empresa.

Com a competitividade do mercado atual, esses pontos se mostraram um dos maiores diferenciais quando o assunto é estimular a produtividade e o bem-estar profissional dos colaboradores. E não é de se estranhar que esse tipo de pensamento tenha estimulado as empresas a investirem mais nos processos de recursos humanos – mais especificamente, falaremos do recrutamento e seleção.

Como investir no recrutamento e seleção pode mudar minha empresa? Essa é uma das primeiras indagações que os gestores costumam fazer e vamos respondê-la neste post.

Quer saber o que a diferença entre recrutamento e seleção? Quais as particularidades de cada etapa? Continue a leitura!

Navegue e saiba tudo sobre recrutamento e seleção

Recrutamento E Seleção

O que é recrutamento e seleção?

O processo de recrutamento e seleção é um dos pilares fundamentais dos serviços prestados pela área de recursos humanos de uma empresa.

A principal função do recrutamento e seleção é chamar a atenção de candidatos que podem vir a ser boas adições para o quadro de colaboradores de uma empresa, e após esse primeiro contato, fazer a seleção daqueles que demonstrarem maior afinidade com os requisitos básicos para preencher a vaga.

Um dos pontos mais importantes dentro deste processo é o contato com os candidatos. Os recrutadores devem conhecer a fundo quem são os candidatos da vaga para poderem fazer uma avaliação justa e precisa das habilidades e da personalidade de cada um.

Essa avaliação está presente na etapa de seleção e é composta por diversos tipos de atividades que incluem testes, conversas com membros da equipe e psicólogos, dinâmicas de grupos e mais.

Com a evolução das tecnologias e das rotinas de trabalho, os gestores acabaram percebendo que investir em profissionais certos transforma a empresa de maneira positiva e só traz benefícios.

O processo de recrutamento e seleção existe para garantir a continuidade da qualidade dos serviços prestados pela empresa através da perpetuação da cultura organizacional e da busca por profissionais que agreguem para o desenvolvimento dos serviços.

Importante dizer que, junto com a evolução do mercado, também ocorreu a evolução do setor de recursos humanos. Novas técnicas, ferramentas e softwares que são utilizados para a melhora dos serviços foram desenvolvidos – e foi esse tipo de evolução que tornou possível a especialização de diferentes profissionais de recrutamento e seleção.

O recrutamento e a seleção não são a mesma coisa. O processo como um todo envolve dois trabalhos diferentes com tarefas distintas. Vamos dar uma olhada nelas?

O recrutamento

O recrutamento é a primeira etapa desse processo. É no recrutamento onde as informações sobre a campanha de divulgação da vaga serão formalizadas e disponibilizadas para o público. É também a etapa onde acontece todo o planejamento e a atração de candidatos que podem vir a ser boas adições ao corpo de funcionários da empresa.

Essa aproximação tem a intenção de se conseguir a atenção do máximo possível de profissionais qualificados no mercado. Para que o processo seja um sucesso, é preciso que a divulgação e atração dos candidatos seja feita por profissionais especializados.

Como fazer um bom recrutamento?

Para que o recrutamento atenda todas as necessidades e os candidatos certos cheguem na etapa de seleção, recomendamos que você faça a análise:

  • Dos cargos que serão ocupados – pois é preciso compreender e passar com clareza para o público quais serão as competências e habilidades esperadas pelos candidatos;
  • Das necessidades da empresa – quantos colaboradores novos serão admitidos? Existe alguma chance de criação de outras vagas? Com os profissionais de recursos humanos sabendo do que exatamente a sua empresa precisa, as chances de crescimento no mercado aumentam.
  • De quais serão as etapas necessárias no processo seletivo – pense em quais ferramentas o time de recrutamento e seleção possui a disposição e como elas podem ser úteis.

Quando pode surgir a necessidade de recrutamento?

Você sabe identificar quais são as situações onde um processo de recrutamento será necessário?

Temos algumas situações onde a necessidade de novos colaboradores pode surgir:

  • Se a sua empresa está em expansão, novos colaboradores serão necessários;
  • Colaboradores estão saindo, contratos vencendo ou pedidos de licença estão sendo feitos?

Independentemente do motivo, os profissionais de RH precisam estar atentos e em contato constante com a gestão da empresa para que as questões relacionadas a novos profissionais sejam alinhadas.

Faça a divulgação correta das vagas

Grande parte do sucesso de uma campanha de recrutamento e seleção está na divulgação da oportunidade para o público certo.

As descrições devem ser precisas e todas as competências esperadas do profissional precisam estar claras para que não exista a inscrição de pessoas não qualificadas para o processo (o que só tornará a filtragem de candidatos mais longa).

Hoje, uma das técnicas utilizadas está na apresentação da oportunidade. Por que é interessante para o candidato fazer parte dessa empresa? Ou melhor: por que ele deve desejar isso? O que torna a sua empresa mais atrativa do que outras e faz com que ela seja “desejada” pelos candidatos?

Explore esses pontos utilizando todas as ferramentas disponíveis, como portais de vagas e redes sociais e você terá um ótimo recrutamento.

A seleção

Na etapa de seleção, os candidatos passarão por filtros pré-estabelecidos pela equipe de recrutamento e por testes para que sejam avaliados.

Aqui, deve ser avaliado:

  • A experiência profissional do candidato – por quais empresas ele passou e o que ele sabe?
  • A formação do candidato – quais suas qualificações e habilidades?
  • O perfil psicológico – ele se encaixa dentro da cultura organizacional da empresa?
  • As habilidades em equipe – como é a sua atuação ao lado de outros candidatos?

Os testes irão variar de acordo com as necessidades da empresa e dos quesitos que os gestores estão interessados em se aprofundar a respeito dos candidatos.

Para que a etapa de seleção seja um sucesso, cada detalhe deve ser trabalhado com empenho pela equipe de recrutamento e seleção:

  • Faça a validação e o filtro dos currículos;
  • Avalie qual é a melhor opção de entrevista, seja presencial ou virtual;
  • É recomendado que pelo menos uma das entrevistas seja presencial, para que haja um contato real com o candidato, se possível;
  • Conte com a ajuda de psicólogos na avaliação;
  • Deixe o mais claro possível para o candidato todas as questões relacionadas a remuneração, benefícios e a jornada – afinal, o candidato também fará uma decisão e você não quer que ele se arrependa após o final do processo.

Agora você já sabe o que acontece nas etapas de recrutamento e seleção!

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a se familiarizar com os objetivos dos profissionais envolvidos no processo de recrutamento e seleção. E caso você queira conhecer esses profissionais, basta clicar aqui e ler nosso post sobre!

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.