Quer saber como melhorar as ações internas da sua empresa ao mesmo tempo em que desenvolve os colaboradores? Saiba mais sobre o endomarketing nesse artigo.

O endomarketing é uma estratégia que engloba ações de marketing e de recursos humanos para melhorar a qualidade das relações desenvolvidas entre os colaboradores, empresa e o trabalho efetuado.

Essa prática é uma ótima saída para empresas que estão lidando com problemas nos indicadores de RH e precisam de mais entrosamento entre os times.

Com o endomarketing, a imagem da empresa será trabalhada não apenas internamente, mas para o público externo também, que enxergará no semblante dos colaboradores a qualidade do ambiente de trabalho.

Nesse post, iremos te mostrar o que é endomarketing, quais as mudanças que essa estratégia traz para a empresa, como estruturar uma campanha de endomarketing e dar alguns exemplos de ações que podem ser feitas. Não se esqueça de anotar todas as nossas dicas. Boa leitura!

Navegue e veja o que é necessário para implementar o endomarketing

Endomarketing

O que é endomarketing?

O endomarketing também é conhecido como marketing interno e diz respeito às ações institucionais que são direcionadas aos colaboradores de uma empresa. O endomarketing pode ter diferentes objetivos, como aumentar o engajamento, parabenizar os colaboradores pelo desempenho, agregar novos conhecimentos e a conscientização.

O termo “endo” que acompanha o “marketing” significa que as ações serão direcionadas ao público interno.

O conceito de marketing interno é ótimo para construir uma imagem mais concreta da empresa para seus colaboradores e ajuda a melhorar taxas importantes, como a de turnover, por exemplo (falaremos disso adiante).

As ações de endomarketing constroem não somente um ambiente mais agradável para os colaboradores, mas indiretamente faz com que a sua empresa se torne uma referência no mercado.

Como o endomarketing funciona na prática?

Engana-se quem acredita que o endomarketing é uma estratégia que pode ser aplicado apenas em empresas de grande porte.

Para que o endomarketing ganhe corpo, basta que os responsáveis pelos setores de recursos humanos e de marketing unam esforços. Isso é necessário pelo fato do setor de RH possuir mais proximidade com a realidade dos outros colaboradores e suas necessidades, podendo transmitir esses dados com clareza para a equipe de comunicação, que terá mais embasamento sobre com o que deverá trabalhar.

O diálogo entre as duas equipes é fundamental para que as melhorias possam ser implementadas sem nenhum tipo de ruído entre as partes e os colaboradores consigam se relacionar com os valores propagados pela empresa.

Qual é a diferença entre endomarketing e comunicação interna?

A maior diferença entre essas duas estratégias que são utilizadas dentro das empresas está no objetivo de cada uma.

A comunicação interna é um processo mais automatizada e centrado na empresa. Boletins informativos, e-mail marketing, cartazes, materiais impressos que são distribuídos e qualquer outro tipo de informação que é entregue aos colaboradores pode se enquadrar como comunicação interna. No entanto, diferentemente do endomarketing, o foco aqui é apenas a transmissão de ideias, novidades, resultados e avisos.

Já no endomarketing, o foco está no desenvolvimento das pessoas que compõem as equipes de uma empresa. A comunicação no endomarketing está mais focada no colaborador e em como tornar a experiência dele dentro da empresa mais agradável.

O desenvolvimento de ações de endomarketing é feito além das ações de comunicação interna e ambos não devem ser confundidos, apesar de serem complementares.

Quais os benefícios de se aplicar o endomarketing?

Chegamos a uma das partes que mais interessam aos gestores: as vantagens de se fazer um investimento em endomarketing. Afinal de contas, é preciso ponderar sobre o momento certo de se fazer esse tipo de investimento.

Mas, para que fique o mais claro possível: investir em endomarketing é algo que deve ser feito mesmo quando há um bom relacionamento entre os colaboradores e a empresa.

O endomarketing traz benefícios diários para as empresas. Veja alguns desses benefícios abaixo:

Equipes mais motivadas

O principal motivo para se trabalhar o endomarketing é que com esse tipo de ações, as equipes conseguem se sentir verdadeiramente valorizadas pelo trabalho realizado. Isso faz com que as equipes se sintam mais confortáveis com o ambiente de trabalho e produzam cada vez mais e com mais qualidade.

Colaboradores que gostam do local onde trabalham e possuem um apreço pela equipe costumam fazer um ótimo marketing da empresa para os conhecidos.

Além disso, quando os clientes percebem que os colaboradores se sentem felizes no ambiente de trabalho, a imagem da empresa passa a ser cada vez mais valorizada.

Diminuição do turnover

O turnover é um dos terrores que assolam a mente dos profissionais de recursos humanos e pode trazer sérios prejuízos para uma empresa.

Uma alta taxa de rotatividade pode ser reflexo da falta de um boa comunicação e relacionamento com os colaboradores. Se esses colaboradores não se sentem parte da empresa no começo da jornada, dificilmente eles se sentirão à vontade para continuar.

Caso você queira saber mais sobre o que é turnover e o que deve ser feito para diminuí-lo, recomendamos que leia esse nosso artigo: O que é Turnover? Como diminuir, qual o impacto e indicadores.

Qualificação dos times

Através do endomarketing é possível investir nos conhecimentos técnicos dos colaboradores.

Esse tipo de ação costuma trazer benefícios para todos os lados e o retorno impacta positivamente nos resultados da empresa a longo prazo.

Ao oferecer conteúdos e agregar no conhecimento dos seus colaboradores, você contará com uma equipe cada vez mais qualificada e produtiva. Seus colaboradores se sentirão recompensados pelo fato de a empresa estar investindo no desenvolvimento deles e retribuirão com a melhora no desempenho.

Aumento na produtividade

Como citamos nos itens acima, equipes mais engajadas, reconhecidas e qualificadas possuem tudo o que é preciso para um aumento no nível do trabalho exercido e nas entregas.

Com as ações de endomarketing, esse aumento na produtividade acontecerá de forma cada vez mais natural, o que irá impactar diretamente na produção geral da empresa e trará um aumento na receita.

Proporciona maior qualidade ao ambiente de trabalho

Esse é um ponto que pode parecer um pouco repetitivo, mas faz toda a diferença no cenário em que vivemos.

O estresse no ambiente de trabalho pode destruir a produtividade não só de colaboradores isoladamente, mas de equipes inteiras. Isso vale também para quando o estresse é resultado de um relacionamento ruim entre os colaboradores.

O investimento em endomarketing proporciona um ambiente de trabalho mais saudável, o que naturalmente irá proporcionar maior qualidade de vida para os colaboradores.

Diferencia sua empresa dos concorrentes

Quantas vezes você já não ouviu de um conhecido que ele gostaria de trabalhar em local X por achar que os colaboradores são mais felizes lá?

Agora, imagine que essa pessoa que está insatisfeita com o ambiente de trabalho é um dos colaboradores que fazem parte da sua empresa. É bem provável que em breve você perca esse colaborador para a concorrência.

Felizmente, se você e a sua empresa possuem boas ações de endomarketing recorrentes, o cenário tende a ser o inverso: profissionais da concorrência se sentirão atraídos a fazer parte da sua empresa e ela começará a ser vista como uma referência no segmento.

Engajamento real por parte dos colaboradores

Ponto que foi citado logo no início desse artigo, o engajamento é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa.

Quando seus colaboradores se sentem felizes ao trabalhar, eles atuarão como verdadeiros embaixadores da sua marca.

“Como assim?” Bom, se um colaborador nutre sentimentos positivos pela sua empresa, provavelmente ele falará bem dela para todos que conhece e a recomendará para todas as pessoas ao seu redor.

O engajamento refletirá também na participação das equipes na tomada de decisões criativas dentro da empresa. Os colaboradores se sentirão mais dispostos a contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Agora, vamos dar uma olhada em dicas de ações de endomarketing que a sua empresa pode adotar.

Exemplos de ações de endomarketing

Se inspire em alguns exemplos de ações de endomarketing que separamos para engajar os seus colaboradores e melhorar os resultados da sua empresa:

Programas de integração

Isso vale tanto para os novos colaboradores quanto para os que já estão há algum tempo na empresa. A integração é importante para que os colaboradores se identifiquem verdadeiramente com os valores e o ambiente da empresa.

Atividades em grupo que não sejam necessariamente ligadas ao trabalho ajudam a construir laços fortes entre as equipes e a empresa, o que faz com que o valor percebido pelo público interno sobre a empresa seja muito maior.

Cursos e Workshops

A experiência que você oferecerá para seus colaboradores irá agregar no currículo deles e contribuirá para que eles desenvolvam um trabalho cada vez mais qualificado.

Oferecer ferramentas para que a sua equipe se desenvolva é uma ótima forma de reter os talentos e é um investimento que trará retorno a longo prazo para a produtividade geral da empresa.

Feedbacks são importantes

Motivar os colaboradores vai muito além dos gestores dizerem que acreditam no potencial deles. É necessário reconhecimento e um retorno sobre os esforços de cada colaborador deve ser entregue.

Se feito da maneira correta, os feedbacks se tornarão incentivos importantes para que esses colaboradores decidam se desenvolver cada vez mais e se dediquem com mais afinco às atividades que exercem.

Aproxime as equipes e a gestão

Uma das figuras que mais intimidam é a figura de chefe. Por mais que esse não seja o caso da sua empresa, é importante dar atenção ao seguinte cenário: se os colaboradores não possuem um canal de comunicação com os superiores que seja realmente acessível, dificilmente a relação entre as partes será leve.

O mesmo vale para líderes que são ausentes e não interagem com as equipes. Esse tipo de atitude torna as reuniões tensas e limita o potencial que a equipe pode ter.

Faça pesquisas internas

As pesquisas são parte fundamental para o desenvolvimento dos processos de comunicação interna e endomarketing de uma empresa. É através delas que as equipes de RH e marketing conseguirão entender o que é preciso ser feito para melhorar o clima organizacional.

Defina um período para fazer pesquisas sobre a satisfação interna, atividades e até mesmo sobre o bem-estar de seus colaboradores.

Dessa forma, será muito mais fácil nortear as próximas ações.

Promova benefícios

Os programas de benefícios figuram entre as formas mais efetivas de demonstrar o reconhecimento de uma empresa por seus colaboradores.

Se as suas equipes conseguiram bater todas as metas, que tal presenteá-las para demonstrar a gratidão da empresa pelo desempenho e incentivá-las a continuar com o bom trabalho?

Quando nos referimos a benefícios, não estamos falando apenas de valores em dinheiro, mas de qualquer forma de agradecimento. Coisas como ingressos para eventos, livros, cursos e mais podem ser oferecidas como benefícios.

Utilizar bons exemplos para motivar

Uma das formas de se trabalhar o endomarketing é através da exibição de exemplos.

Ao reconhecer colaboradores que tiveram um bom desempenho, você prestigiará alguém que se esforçou pela empresa e a fez alcançar resultados melhores ao mesmo tempo em que estará motivando as outras pessoas da equipe.

Entendeu o que é endomarketing e os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa? É hora de colocar a mão na massa!

Agora que você já possui boas referências para estruturar uma campanha de endomarketing, converse com as suas equipes de recursos humanos e marketing para planejar quais serão os primeiros passos.

Se você não possui uma equipe de recursos humanos estruturada o suficiente para aplicar as campanhas de endomarketing ou se precisa de ajuda para dar vida a esse planejamento, fale com a Electi! Nós somos uma agência de recursos humanos com mais de 17 anos de experiência e podemos ajudar a gestão da sua empresa a transformar positivamente a experiência dos colaboradores.

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