Você sabe o que é a metodologia OKR? Veja neste post algumas dicas sobre como implementá-la na sua empresa.
A metodologia OKR ainda é pouco conhecida no Brasil, mas o seu conceito é mais do que necessário para as empresas que desejam obter mais resultados. Não apenas isso, mas resultados de qualidade e valor.
Toda empresa precisa ter os seus objetivos e metas muito bem estabelecidas, pois isso guia o negócio por um caminho de sucesso para que ele chegue onde deseja. Só que a metodologia OKR faz isso e muito mais.
Ela não te ajuda apenas a trilhar um caminho para que você chegue no seu objetivo, ela fragmenta o seu objetivo e faz com que você pense exatamente em todos os pontos que deseja conquistar em curto, médio e longo prazo.
Por isso, hoje resolvemos falar sobre tudo que engloba a metodologia OKR e como ela é importante para trazer uma nova era ao seu negócio.
Navegue e entenda mais sobre o uso da metodologia OKR
O que é a metodologia OKR e como ela funciona?
A metodologia OKR recebe essa sigla para se referir ao termo em inglês chamado de Objects and Key Results, que em uma tradução livre para o português significaria “Objetivos e Resultados Chaves”.
Isso significa que a metodologia é focada na conquista de objetivos de uma empresa, mas não apenas isso.
Ela também auxilia na conquista de resultados chaves e tão importantes quanto os objetivos para aquela marca.
O universo do marketing digital é gigante e sabemos que as suas estratégias possibilitam uma imensidão de benefícios que é cobiçada por diversos empresários, porém, empresas são diferentes e os seus obtidos também.
Portanto, entender isso o quanto antes é essencial para que você use estratégias que irão te entregar os resultados que espera e que serão peças-chaves para que você chegue exatamente onde deseja.
Exemplo de aplicação
Para que o conceito da metáfora OKR fique ainda mais claro para você, vamos a um exemplo prático.
Imaginemos que o objetivo principal de uma empresa seja conquistar mais clientes por meio do Instagram Ads.
Pois bem, esse é o objetivo da marca. Porém, ela precisa de resultados chaves a serem conquistados.
Sendo assim, o resultado-chave será a venda de 200 produtos para esses clientes que surgiram do anúncio do Instagram.
Você percebe que o resultado-chave é uma consequência do objetivo principal estabelecido pela empresa, só que ele é ainda mais específico e mostra exatamente o que o negócio deseja para o futuro.
E a metodologia OKR faz exatamente isso, ela afunila os seus resultados e traça uma rota de resultados, juntamente ao seu objetivo principal, para que os resultados sejam ainda maiores e melhores.
Portanto, para implementar essa metodologia dentro do seu negócio, é necessário que você estabeleça algumas informações extremamente importantes.
Reconheça o seu problema
Quando uma marca reconhece que está com problemas, ela entende que não irá conseguir conquistar ou fazer tudo sozinha. É nesse momento que ela se abre para o novo e permite que pessoas ajudem o negócio a se reerguer.
Portanto, o primeiro passo é fazer uma análise de todos os processos, estratégias, produtos e serviços da sua marca.
Sejam eles consultorias sobre como anunciar no Google Ads ou um e-commerce de peças automáticas.
Com esses problemas listados e entendidos, torna-se ainda mais simples encontrar soluções para resolvê-los e pensar em novos objetivos e resultados chaves para o seu negócio.
Defina objetivos e os resultados esperados
Portanto, chegamos no momento de colocar todo o conceito mencionado anteriormente em prática, na criação de objetivos mais gerais e resultados-chaves que você deseja alcançar dentro da sua empresa.
Para isso, você pode conversar com a sua equipe e entender como anda a situação do negócio e quais as expectativas dos seus colaboradores perante a marca, assim todos estarão alinhados e sabendo para onde estão indo.
Estude o mercado de atuação do seu produto ou serviço, converse com clientes e veja a situação e condição atual da sua marca para que os seus objetivos conversem com o atual momento e sejam alcançados da maneira mais rápida possível.
Benefícios da metodologia OKR
Dentre tantos benefícios que essa metodologia pode trazer para um profissional de marketing que ensine como funciona o Facebook Ads até uma agência de comunicação, destacam-se:
- Mensuração de resultados;
- Acompanhamento de métricas em tempo real;
- Segmentação de resultados;
- Qualidade do que entra e sai da empresa
- Visão mais ampla sobre o negócio;
- Menor taxa de erros ou prejuízos;
- Facilidade na resolução de problemas e imprevistos.
Isso prova que todos os pontos defendidos pela metodologia OKR não são apenas informações banais para ajudar no planejamento de uma empresa.
Visto que é uma estratégia que assim como diversas outras, ficam no aumento dos resultados de uma marca e resultados bons.
São benefícios que acham todo e qualquer tipo de negócio que implementam a metodologia OKR em sua empresa, o que permite a construção de um negócio sólido, com objetivos bem estabelecidos e mais confiança em um caminho de sucesso e a ser percorrido.
Este artigo foi produzido pela equipe do blog da IdealMarketing, onde você encontra conteúdos sobre marketing digital e muito mais!