Você sabe o que é a metodologia OKR? Veja neste post algumas dicas sobre como implementá-la na sua empresa.

A metodologia OKR ainda é pouco conhecida no Brasil, mas o seu conceito é mais do que necessário para as empresas que desejam obter mais resultados. Não apenas isso, mas resultados de qualidade e valor.

Toda empresa precisa ter os seus objetivos e metas muito bem estabelecidas, pois isso guia o negócio por um caminho de sucesso para que ele chegue onde deseja. Só que a metodologia OKR faz isso e muito mais.

Ela não te ajuda apenas a trilhar um caminho para que você chegue no seu objetivo, ela fragmenta o seu objetivo e faz com que você pense exatamente em todos os pontos que deseja conquistar em curto, médio e longo prazo.

Por isso, hoje resolvemos falar sobre tudo que engloba a metodologia OKR e como ela é importante para trazer uma nova era ao seu negócio.

Navegue e entenda mais sobre o uso da metodologia OKR

o que é metodologia okr

O que é a metodologia OKR e como ela funciona? 

A metodologia OKR recebe essa sigla para se referir ao termo em inglês chamado de Objects and Key Results, que em uma tradução livre para o português significaria “Objetivos e Resultados Chaves”.

Isso significa que a metodologia é focada na conquista de objetivos de uma empresa, mas não apenas isso.

Ela também auxilia na conquista de resultados chaves e tão importantes quanto os objetivos para aquela marca.

O universo do marketing digital é gigante e sabemos que as suas estratégias possibilitam uma imensidão de benefícios que é cobiçada por diversos empresários, porém, empresas são diferentes e os seus obtidos também.

Portanto, entender isso o quanto antes é essencial para que você use estratégias que irão te entregar os resultados que espera e que serão peças-chaves para que você chegue exatamente onde deseja.

Exemplo de aplicação 

Para que o conceito da metáfora OKR fique ainda mais claro para você, vamos a um exemplo prático.

Imaginemos que o objetivo principal de uma empresa seja conquistar mais clientes por meio do Instagram Ads.

Pois bem, esse é o objetivo da marca. Porém, ela precisa de resultados chaves a serem conquistados.

Sendo assim, o resultado-chave será a venda de 200 produtos para esses clientes que surgiram do anúncio do Instagram.

Você percebe que o resultado-chave é uma consequência do objetivo principal estabelecido pela empresa, só que ele é ainda mais específico e mostra exatamente o que o negócio deseja para o futuro.

E a metodologia OKR faz exatamente isso, ela afunila os seus resultados e traça uma rota de resultados, juntamente ao seu objetivo principal, para que os resultados sejam ainda maiores e melhores.

Portanto, para implementar essa metodologia dentro do seu negócio, é necessário que você estabeleça algumas informações extremamente importantes.

Reconheça o seu problema 

Quando uma marca reconhece que está com problemas, ela entende que não irá conseguir conquistar ou fazer tudo sozinha. É nesse momento que ela se abre para o novo e permite que pessoas ajudem o negócio a se reerguer.

Portanto, o primeiro passo é fazer uma análise de todos os processos, estratégias, produtos e serviços da sua marca.

Sejam eles consultorias sobre como anunciar no Google Ads ou um e-commerce de peças automáticas.

Com esses problemas listados e entendidos, torna-se ainda mais simples encontrar soluções para resolvê-los e pensar em novos objetivos e resultados chaves para o seu negócio.

Defina objetivos e os resultados esperados

Portanto, chegamos no momento de colocar todo o conceito mencionado anteriormente em prática, na criação de objetivos mais gerais e resultados-chaves que você deseja alcançar dentro da sua empresa.

Para isso, você pode conversar com a sua equipe e entender como anda a situação do negócio e quais as expectativas dos seus colaboradores perante a marca, assim todos estarão alinhados e sabendo para onde estão indo.

Estude o mercado de atuação do seu produto ou serviço, converse com clientes e veja a situação e condição atual da sua marca para que os seus objetivos conversem com o atual momento e sejam alcançados da maneira mais rápida possível.

Benefícios da metodologia OKR 

Dentre tantos benefícios que essa metodologia pode trazer para um profissional de marketing que ensine como funciona o Facebook Ads até uma agência de comunicação, destacam-se:

  • Mensuração de resultados;
  • Acompanhamento de métricas em tempo real;
  • Segmentação de resultados;
  • Qualidade do que entra e sai da empresa
  • Visão mais ampla sobre o negócio;
  • Menor taxa de erros ou prejuízos;
  • Facilidade na resolução de problemas e imprevistos.

Isso prova que todos os pontos defendidos pela metodologia OKR não são apenas informações banais para ajudar no planejamento de uma empresa.

Visto que é uma estratégia que assim como diversas outras, ficam no aumento dos resultados de uma marca e resultados bons.

São benefícios que acham todo e qualquer tipo de negócio que implementam a metodologia OKR em sua empresa, o que permite a construção de um negócio sólido, com objetivos bem estabelecidos e mais confiança em um caminho de sucesso e a ser percorrido.

Este artigo foi produzido pela equipe do blog da IdealMarketing, onde você encontra conteúdos sobre marketing digital e muito mais!