Oferecer uma boa experiência de compra está intrinsecamente ligado às ações de marketing e trade marketing da sua empresa. Quer saber como o Marketing de Experiência pode ajudar a fidelizar ainda mais clientes? Descubra neste post!

Aqui em nosso blog, já discutimos sobre os benefícios de uma boa estratégia de trade marketing e como isso pode afetar o número das vendas dos produtos da sua empresa. Complementando o tema, é muito importante conhecer o conceito de marketing de experiência, pois eles se complementam com um objetivo em comum: a atração e fidelização de clientes com a maior eficiência possível.

Hoje, com as empresas investindo cada vez mais em ações de marketing e com os avanços das tecnologias disponíveis para interagir com os clientes, se torna necessário um planejamento cada vez mais eficaz por parte daqueles que desejam começar a investir.

O desafio está em como fazer com que a experiência que o público terá com a sua marca, além de positiva, seja verdadeiramente única? É o que você verá agora!

Navegue e saiba tudo sobre o que é marketing de experiência

marketing de experiência

O que é marketing de experiência?

O marketing de experiência é uma estratégia cujo principal objetivo é a fidelização e o engajamento dos clientes.

Para que isso aconteça, são planejadas situações em que os clientes irão passar por experiências que tornem o momento da compra algo além de apenas uma transação financeira e a aquisição de um produto.

Essas experiências são criadas a partir de terminados estímulos, que fortalecem a ligação dos clientes com o produto e, consequentemente, com a marca.

Antes mesmo de consumir o produto comprado ou de levá-lo para casa, os clientes já formarão uma opinião a respeito da sua empresa a partir da experiência oferecida – o que irá contribuir para a impressão das pessoas sobre os seus produtos e irá gerar engajamento.

Marketing de experiência não é somente sobre oferecer um produto de qualidade, mas sobre gerar valor em cima do momento da compra.

Um bom trabalho de trade marketing somado a uma campanha com ações criativas podem oferecer o melhor dos mundos quando o assunto é criar uma experiência memorável para os clientes.

Conheça quais são os 3 V’s que norteiam o marketing de experiência

Ao fazer o planejamento das próximas ações, tenha em mente o tempo todo os seguintes pontos – que são conhecidos como os 3 V’s do marketing de experiência:

Verdade: o relacionamento com os clientes é construído com base na confiança que eles possuem nos seus produtos. A mesma sinceridade deve prevalecer nas experiências que você oferecerá.

Nada de forjar histórias ou de engrandecer características de forma exagerada. Isso acabará conflitando com a realidade, os clientes perceberão e sua empresa perderá a credibilidade.

Vontade: sua empresa precisa conseguir resolver as vontades de seus clientes. Eles terão motivações diferentes para chegar até o seu produto e passarão por um processo de aprendizado até entender como o seu produto poderá resolver os problemas que ela possui.

E o que acontece se, após a compra, ela descobrir que o produto não cumpriu a vontade dela? Ela ficará frustrada com a compra e com a sua empresa.

Valor: qual é a visão que os seus clientes possuem da sua marca? O quão inserida no dia a dia desses clientes está a sua empresa? Saber como encantar e gerar mais valor para a relação que a sua empresa possui com os clientes é fundamental para o sucesso das campanhas.

Quais são os tipos de experiência que podem ser oferecidas?

Existem alguns tipos de gatilhos que podem ser acionados no marketing de experiência. Confira quais são os mais comuns:

Sensoriais

Estimular os sentidos naturais de uma pessoa é uma das estratégias mais certeiras que podem ser utilizadas para cativar os clientes.

Se o comprador se depara com alguma ação que o faça utilizar a visão, audição, olfato, tato ou o paladar, ele se sentirá instigado a interagir.

Emocionais

Os gatilhos emocionais podem atingir de maneiras diferentes o seu público, dependendo da proposta das ações.

Aqui, os esforços serão direcionados para o valor de determinadas sensações ou momentos que envolvem a compra ou a utilização do seu produto.

Campanhas que se apoiam nos sentimentos também geram forte engajamento entre o público.

Cognitivos

Estimular a criatividade e o pensamento do seu público a respeito de algum tema específico é algo difícil, porém recompensador.

Através de peças de comunicação, da divulgação dos produtos ou até mesmo da abordagem das vendas é possível incentivar o público a refletir sobre determinados assuntos, o que gera discussões e debates interessantes sobre o tema proposto – que estará ligado à sua campanha, e consequentemente, aos seus produtos.

Comportamentais

Estudar os hábitos de seus clientes e entender como você pode inserir a sua marca na vida deles é uma das formas de conseguir se conectar de maneira eficiente.

Oferecer novas experiências que contribuam para o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis de seus clientes é uma das formas de fixar a sua marca no imaginário de cada um.

Identificações

Hoje, muito se fala em representatividade – e com razão. Nada engaja com mais poder do que a identificação dos clientes com os seus produtos e com o que a sua marca prega.

Evidencie em suas campanhas e nos materiais para venda as características que fazem da sua marca única – se o público-alvo consegue se relacionar com o que está vendo e consegue se conectar verdadeiramente com os valores apresentados, a experiência será um sucesso.

Quais os benefícios do marketing de experiência?

Quer saber, na prática, quais resultados a sua empresa terá ao aplicar o marketing de experiência em suas ações?

A fidelização de clientes se tornará uma realidade

O sonho de todo gestor é que os clientes da sua empresa continuem comprando e se tornem fiéis aos produtos oferecidos, certo?

Através de experiências positivas na hora da compra você poderá observar um aumento dos clientes que compram com frequência.

Sua empresa terá clientes cada vez mais engajados

Ao oferecer experiências únicas, sua empresa atingirá os clientes de maneiras diferentes, indo desde o lado mais sensorial até o mais afetivo.

Isso cria um sentimento de admiração nos clientes, que passam a se tornar fãs da sua empresa e dos produtos que você vende – indicando seus produtos para pessoas próximas e defendendo sua marca!

Seus produtos se destacarão da concorrência

Como citamos anteriormente, os investimentos em marketing por parte das empresas estão altíssimos e o mercado está cada vez mais competitivo.

Ao oferecer uma experiência única, o público-alvo prestará mais atenção nos seus produtos e irá dar preferência para a sua marca.

Torna mais próxima a relação com os compradores

Identificar quais são os pontos bons e ruins dos produtos é uma tarefa que nem sempre se mostra tão simples para as empresas, por falta de feedback do público.

O marketing de experiência torna mais convidativo para os clientes se abrirem e conversarem com a empresa a respeito do que gostaram e do que não gostaram no processo.

Que tal começar a investir em marketing de experiência nas próximas ações da sua empresa?

Agora que você já sabe o que é marketing de experiência e como ele pode proporcionar um aumento considerável nas suas vendas é hora de conversar com a sua equipe de vendas, trade marketing e a de comunicação!

Caso sua empresa não possua experiência e procure o apoio de profissionais que entendam de trade marketing para nortear as suas próximas ações, não hesite e venha falar conosco! A Electi Serviços está há mais de 17 anos no mercado de trade marketing – ajudando parceiros a conquistarem um número muito maior de vendas!

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