Já ouviu falar no conceito de live marketing? Pode ser que você nunca tenha ouvido esse nome, mas temos a certeza de que você já viu esse tipo de ação acontecer. Quer saber do que se trata? Descubra neste post!

A palavra “live” remete ao conceito de algo que acontece em tempo real. E é dessa forma que o live marketing acontece: ele aproxima os shoppers da sua marca e da mensagem que a sua empresa deseja passar em tempo real.

As ações de live marketing costumam deixar o público encantado – e não é para menos, já que oferecer uma boa experiência é um dos fatores mais importantes na hora de se conquistar as pessoas.

Você consegue se lembrar de alguma ação de marketing que você presenciou ou até mesmo participou e nunca mais tirou da memória? Se sim, podemos dizer que essa ação teve um valor para você, certo? Pois é sobre isso mesmo que iremos falar: a relação entre o live marketing e a geração de valor para o shopper. Então, continue a leitura!

Navegue e saiba mais sobre o que é live marketing e como ele acontece

Live Marketing

O que é live marketing, afinal?

O live marketing é um termo que diz respeito à uma prática muito assertiva quando estamos buscando formas de trazer mais vendas e visibilidade para uma marca: as experiências e o engajamento.

O nome pode ser traduzido como “marketing ao vivo” ou “marketing na hora” e segue exatamente essa premissa, já que no live marketing serão desenvolvidas ações que possuem um início, um meio e um fim, em termos de tempo de vida. A ideia é oferecer uma experiência única para os shoppers que decidirem por interagir com a ação.

Por ser uma ação que ocorre em tempo real, o seu foco está nas sensações que ela pode e irá causar naqueles shoppers. No live marketing, a atenção ao feedback do público deve ser redobrada.

Esse contato em tempo real garante um maior engajamento dos compradores pela junção de alguns fatores: a exclusividade da ação, o estímulo sensorial e o sentimento que essa ação irá gerar nos compradores. E por que isso garante o engajamento? Nós somos sociáveis e gostamos de compartilhar experiências únicas pelas quais passamos com as pessoas ao nosso redor. Você deve esperar isso do seu público também.

O live marketing cria ações promocionais onde o shopper é a peça central e não o produto sendo promovido. Essa experiência irá fazer com que o shopper tenha ainda mais interesse em conhecer não apenas o seu produto, mas a sua marca como um todo.

Além disso, oferecer experiências sensoriais em um mercado que está cada vez mais focado no digital pode tornar o seu produto extremamente relevante dentro do setor.

Quais são os benefícios do live marketing?

O live marketing será responsável por uma série de feedbacks que serão entregues a empresa, e com eles você poderá observar alguns resultados. Os mais comuns são:

Maior engajamento: a importância do engajamento para quem investe em marketing é gigantesca. É o engajamento que garante que a sua marca e seus produtos continuam vivendo dentro do imaginário popular e possua valor. O live marketing é ótimo para isso, já que as ações criadas serão planejadas para funcionar de acordo com a persona que representa os shoppers.

Destaque entre os concorrentes: a visibilidade é algo que faz muita diferença na hora de conquistar o mercado. Há milhares de produtos de outras empresas e todos eles disputam o mesmo espaço que você na hora de promover esses produtos. Apostar em ações desse tipo fará com que os shoppers olhem para a sua marca com outros olhos e se lembre dela com mais frequência.

Número de vendas: não é à toa que sempre falamos em “investir em trade marketing”. Assim como em todo bom investimento, os resultados aqui poderão ser sentidos logo de cara. Quando os compradores passam por algum tipo de experiência que os aproxima de uma marca, eles se tornam mais compelidos a fazer a compra. Quanto mais forte for o impacto da sua ação nos shoppers, maior será a diferença sentida no aumento das vendas.

Como fazer live marketing?

Quer saber como fazer um bom planejamento para uma ação de live marketing? Vamos te dar algumas dicas para que você se prepare e consiga desenvolver!

Defina o objetivo das ações

O primeiro passo para estruturar uma ação de live marketing é delimitar quais são os resultados esperados com essas ações.

Quanto mais simples e direto for o objetivo, melhor. Se toda a sua equipe conseguir visualizar com clareza o motivo daquela ação existir, será mais fácil ainda colocar em prática.

Saiba quem é o público-alvo

Um dos pontos mais importantes dentro de um planejamento é saber para quem essa ação de live marketing será direcionada. Qual é o perfil desse público? O que ele consome? Qual é a rotina de compra dele? Quais são os hábitos desse shopper?

Caso você tenha um profundo conhecimento a respeito de quem você quer atingir, suas ações poderão ser muito mais assertivas. Se você possuir as ferramentas necessárias, faça um mapeamento desse público e crie uma persona.

Se você não conhece o que é a persona, se trata de uma representação utilizada para dar vida ao “shopper ideal”. Uma figura muito mais exata de quem você quer atingir, bem menos aberta do que o conceito de público-alvo. Suas ações serão direcionadas para essa persona.

Faça um orçamento honesto

A quantidade de pessoas que você alcançará está diretamente ligada ao investimento nas ações de live marketing. No entanto, não significa que você precisa de um orçamento gigante para conseguir colocar em prática algo que traga bons resultados.

Sabendo quais são os recursos financeiros disponíveis para esse tipo de ação, ficará mais simples planejar qual é o tipo de ação que pode ser executada.

Escolha quais serão as ações feitas

Viu as ações que outras empresas fizeram e elas te deram ideias? Converse com a sua equipe antes. Pois, além dos fatores envolvendo os custos, nem toda ação combinará com a sua marca e seus produtos.

Trace estratégias que conversem diretamente com a persona criada e que tornem os objetivos definidos anteriormente alcançáveis.

Importante: conheça os limites da sua equipe. Caso você e sua equipe não saibam como estruturar uma ação de live marketing da melhor maneira, é recomendável que sua empresa conte com a ajuda de profissionais especializados. Ações que dão errado podem causar danos irreparáveis à imagem da sua marca.

Viu como o live marketing pode ser decisivo na hora de posicionar seus produtos no mercado?

Neste post você conheceu o que é o live marketing e como a aplicação dessa estratégia pode trazer benefícios para a sua empresa. Existem mais alguns conceitos que podem ser explorados por você e sua equipe para que a melhor experiência possível seja entregue ao seu público. Você pode acompanhar essas e outras dicas sobre trade marketing aqui no nosso blog!

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