Skip to main content

O ser humano precisa ser avaliado para estar em constante evolução, tanto profissional quanto pessoal. E o feedback faz esse papel: ele analisa o comportamento!

Já imaginou uma empresa onde ninguém consegue apresentar seu ponto de vista? A falta de feedback pode gerar diversos problemas para a sua empresa, pois, além de atrapalhar o desenvolvimento pessoal e profissional da sua equipe, diminui a capacidade de entrega. Logo, você terá uma perda de produtividade.

Saber o que o próximo pensa e quais são suas perspectivas sobre um determinado assunto, fortalece sua equipe e gera crescimento para sua empresa. Uma vez que você está disposto a aceitar novas opiniões, você abre portas para novas oportunidades.

Se formos avaliar, o maior benefício do feedback é a contribuição para a maximização da comunicação interna, alinhando as expectativas da sua empresa com os colaboradores. Separamos o feedback em duas partes: a importância para a empresa e para a sua equipe. Confira e anote tudo!

A importância do Feedback

Importância do feedback para sua empresa

Feedback é o sinônimo de gestão de pessoas. Além de ser uma ferramenta utilizada por pessoas que estão em um cargo mais elevado, esse canal de comunicação gera benefícios para toda a cadeia produtiva da sua empresa.

A valorização da comunicação revela que sua empresa possui diálogo e respeito para gerar ideias compatíveis com os valores do seu negócio. Além disso, o local de trabalho muda também.

Um ambiente de trabalho muda muito a proatividade do colaborador, se for um ambiente carregado negativamente, estressante, sem feedback, gera um desconforto. A interação é de suma importância para garantir um local mais saudável.

Importância do feedback para o colaborador

Através do feedback, os funcionários saberão e entenderão em qual etapa eles estão. Alinhar suas expectativas com o colaborador abre margem para ele também colocar em pauta as coisas que ele tem para agregar.

O feedback os mantém motivados, pois sentem que a empresa está reconhecendo seu esforço e está atenta no seu trabalho. Estimular uma cultura organizacional é fundamental para ter um diferencial estratégico para seu negócio. Anote quais os feedbacks que você pode adotar na sua empresa:

Feedback Kudos: entrega de cartões com comentários positivos

Feedback Wall: os colaboradores avaliam a empresa

Feedback Canvas: avaliação em equipes

Feedback sanduíche: elogio, pergunta e ação

Você pode reparar que são tipos de feedbacks diferentes, mas possuem a mesma finalidade: aproximar o colaborador e valorizar o seu time.

Aparência vs Realidade

Uma empresa de aparências esconde a verdade que vive diariamente; mostrar para os outros que a sua empresa é a melhor, mas, no fundo, os próprios funcionários não se sentem valorizados.

Tenha momentos de qualidade com os seus colaboradores, demonstre que eles são importantes e que o que é exercido por cada um deles faz parte de um processo para o sucesso.

Busque mostrar a realidade que de fato é vivida dentro da sua empresa. Saiba ser um líder que se preocupa com seus funcionários, ponha em prática o feedback.

Conte com a Electi

A Electi desenvolve pessoas, transforma equipes e cria soluções inovadoras para impulsionar os resultados na sua empresa.

Nosso objetivo é auxiliar sua empresa com colaboradores qualificados e que irão acrescentar na sua empresa.

O propósito é criar relacionamento duradouro entre a empresa e o funcionário, gerando valor aos serviços e habilidade de lidar com a volatilidade do mercado e suas exigências.