Quer saber quais são as melhores técnicas de recrutamento e seleção para serem aplicadas nos processos seletivos? Compartilharemos algumas dicas sobre entrevista roteirizada e entrevista por competência com você!

Um dos fatores que decidirão o sucesso do futuro da sua empresa é a aplicação correta das técnicas de recrutamento e seleção por parte da sua equipe ou de uma empresa de recursos humanos parceira.

Como é possível saber se os candidatos que estão sendo sondados são os ideais para a vaga se não há uma metodologia consistente na hora de entrevistá-los? Os candidatos possuem perfis diferentes e devem ser abordados de maneiras específicas, mas ainda assim há técnicas que devem ser seguidas pelos recrutadores para extrair o melhor de cada um dos entrevistados.

Essas técnicas de recrutamento e seleção irão nortear o andamento dos processos seletivos da sua empresa como um todo, não apenas nas etapas de entrevistas.

Hoje, falaremos sobre duas abordagens que podem ser adotadas no planejamento das entrevistas com os candidatos: a entrevista por roteiro e a entrevista por competência. Quer saber mais sobre essas duas formas de entrevista? Continue a leitura deste post, então!

Navegue e veja nossas dicas sobre técnicas de recrutamento e seleção, entrevista por roteiro e entrevista por competência:

Entrevista Por Roteiro E Entrevista Por Competencia

Recrutamento e Seleção: o que é e dicas básicas

Antes de entender mais sobre esses dois tipos de entrevistas, é necessário que você entenda os princípios do recrutamento e seleção.

O recrutamento foca em atrair a atenção do maior número de candidatos qualificados possíveis para uma vaga disponibilizada dentro da empresa que abriu o processo seletivo.

Logo após os contatos, inicia-se o processo de seleção e filtragem dos candidatos que optaram por participar do processo. Essa filtragem é feita através de diversas dinâmicas, como entrevistas, testes e avaliações psicológicas.

Caso você queira saber um pouco mais sobre as características do recrutamento e seleção ou tenha alguma dúvida específica, recomendamos que você leia este post.

Neste post, separamos algumas dicas que podem ser úteis na hora da seleção candidatos:

  • Faça um bom planejamento e separe um tempo apenas para a entrevista. Não se esqueça de avisar as pessoas que você estará responsável por entrevistar candidatos e evite possíveis interrupções.
  • Tenha o currículo da pessoa que está sendo entrevistada acessível para uma consulta e faça anotações de tudo o que achar pertinente – nunca confie somente na sua memória, pois detalhes podem ser perdidos.

Como citamos mais acima, existem dois modelos básicos de uma entrevista dentro de um processo de recrutamento e seleção: a entrevista realizada seguindo um roteiro de perguntas e a entrevista por competência, onde o foco é somente a vida profissional da pessoa.

Esses modelos podem acontecer misturados e é comum que as empresas de recrutamento e seleção se apoiem nos dois modelos para realizar a entrevista. No entanto, consideramos de extrema importância que os recrutadores conheçam as formas mais puras dessas duas técnicas para saberem como aplicá-las corretamente.

Agora, falaremos mais sobre as duas técnicas de recrutamento e seleção que são mais utilizadas pelos profissionais de RH: a entrevista por roteiro e a entrevista por competência.

Entrevista por roteiro

Neste tipo de entrevista será feito uma série de perguntas para o candidato com o intuito de sondar a sua vida pessoal, sua carreira, sua formação e sua vida familiar. O maior objetivo deste modelo de entrevista é conseguir formar uma visão ampla a respeito do candidato.

É importante que você tenha cuidado na dosagem das perguntas, pois se elas forem poucas, a entrevista não chegará a lugar algum e você não conseguirá formar qualquer tipo de opinião a respeito do candidato. Da mesma forma, se forem muitas perguntas, a entrevista se tornará longa e cansativa para todos os envolvidos.

Algumas dicas para os entrevistadores:

  • Não tenha medo de perguntar o que você não entendeu sobre as respostas do candidato;
  • Evite abordar assuntos que façam parte do seu gosto pessoal e do candidato;
  • Tenha um bom controle a respeito do tempo da entrevista e seja pontual;
  • Evite o bate-papo desnecessário, pois ele só desviará a sua atenção e a do candidato.

Esse formato é um dos mais clássicos dentro da área de recursos humanos, mas ainda sim conta com certos pontos negativos. Você não terá uma visão aprofundada dos conhecimentos profissionais daquele candidato, o que gera nas empresas de RH uma necessidade de mesclar este tipo de entrevista com a entrevista por competência, que você verá a seguir.

Entrevista por competência

Antes de entender como conduzir uma entrevista por competência, precisamos entender o que consideramos por competências.

Profissionalmente ou pessoalmente falando, uma competência reúne três componentes: conhecimento, habilidade e atitude. É o que apelidamos de “chá” do candidato. Você também pode encontrar outras definições dizendo que uma competência é formada pelo saber, saber fazer e pelo querer fazer.

Vamos a um exemplo prático: se vamos contratar um padeiro, podemos considerar os cursos que ele fez ao longo da vida como o seu saber, o seu conhecimento. A sua trajetória como padeiro até hoje consideramos como a sua habilidade, o saber fazer. A maneira como ele fala da profissão e o entusiasmo que ele mostra ao falar sobre seu trabalho é a atitude, o querer fazer.

Dentre os três fatores, podemos considerar a atitude a mais importante, pelo fato de ela não poder ser desenvolvida tão facilmente. O conhecimento e a habilidade podem ser aprimorados através de treinamentos, mas a atitude é algo que parte dos candidatos.

Para se realizar uma entrevista por competência, é necessário que você estabeleça quais são as competências essenciais para a execução do cargo oferecido.

Quais perguntas devem ser feitas neste tipo de entrevista? Bom, digamos que você decida que liderança é uma característica que está atrelada a vaga. Faça perguntas como:

  • Como você vê o papel do líder em uma organização?
  • O que é ser um líder para você?
  • Você já liderou? Quantas pessoas?
  • Você gosta de ser líder?
  • Quais decisões que você tomou como um líder que você se orgulha? Quais você mudaria?
  • Com estas perguntas, você conseguirá sondar informações do candidato a respeito dos conhecimentos, das habilidades e da atitude.

Algumas dicas para a entrevista por competência:

  • Defina o menor número de competências possíveis para serem investigadas na entrevista e priorize as que são fundamentais para o trabalho, pois assim você tornará a entrevista menos extensa e poderá se aprofundar melhor no que é importante.
  • Caso o candidato esteja sendo detalhista além do normal ou esteja tomando tempo demais nas respostas, peça para que ele seja mais objetivo. Assim, você conseguirá avaliar se ele consegue se posicionar com clareza a respeito da sua trajetória profissional.

Nem todo tipo de entrevista é perfeito, e com a entrevista por competência não é diferente. Neste tipo de entrevista, a falha está em não se aprofundar em nenhum aspecto pessoal, familiar ou social do candidato, o que pode levar a um conflito com a cultura organizacional da empresa a longo prazo.

Para resolver esse tipo de problema, é muito comum que recrutadores misturem os dois tipos de entrevista para conseguir extrair o máximo dos candidatos – nós recomendamos que seja feito uma boa dosagem de cada tipo de entrevista.

Agora que você conhece as técnicas de recrutamento e seleção para entrevista por competência e por roteiro, basta colocar em prática!

As dicas dadas neste post são para que você melhore o processo de recrutamento e seleção da sua empresa, mas caso você ainda tenha dúvidas a respeito do que pode ser feito, conte com a consultoria de especialistas em recursos humanos.

Continue seguindo o nosso blog para mais dicas a respeito de RH e Trade Marketing!

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.