Você tem dúvidas a respeito de temas relacionados ao recrutamento e seleção? Hoje, você terá as suas perguntas respondidas neste post!

O recrutamento e seleção é um dos trabalhos fundamentais dentro do setor de recursos humanos e impacta a saúde da empresa de mais maneiras do que você pode imaginar.

Muitas vezes, a falta de conhecimento dos gestores a respeito do trabalho de recrutamento e seleção resulta em um investimento precário na área e acaba diminuindo as chances que aquela empresa possui de crescer no mercado.

Por isso, preparamos este post para responder todas as dúvidas que você pode ter a respeito de recrutamento e seleção. Queremos que você termine a leitura entendendo a importância deste trabalho e qual é a melhor maneira de se investir nele!

Afinal de contas, o que todo gestor quer é ter uma equipe competente e que possua conexão real com os ideais da empresa, certo? Então, continue a leitura!

Navegue e veja quais são as perguntas mais comuns sobre recrutamento e seleção

Duvidas Mais Comuns Recrutamento E Seleção

O que é recrutamento e seleção?

Quando falamos de recrutamento e seleção, estamos falando especificamente do processo realizado pelo setor de recursos humanos de uma empresa ou por uma agência de recrutamento e seleção, com o objetivo de atrair novos talentos para uma empresa e fazer a seleção e integração daqueles que se mostrarem mais capacitados.

O que faz o recrutamento?

O recrutamento diz respeito aos trabalhos de divulgação e de atração de profissionais para preencher uma vaga liberada dentro de uma empresa.

Através da utilização de plataformas de recrutamento, da divulgação correta das vagas e dos bancos de talentos disponíveis para o recrutador consultar, ele irá chamar a atenção de quantos candidatos qualificados forem necessários para que o processo de seleção possa acontecer.

O que é recrutamento interno?

O recrutamento interno é o processo de atração de candidatos que já fazem parte da empresa que disponibilizou a vaga. Ou seja, o público-alvo da campanha de recrutamento será o quadro de funcionários que já existe. Esse tipo de recrutamento valoriza os colaboradores e se aproveita da vivência deles dentro da empresa.

O que é recrutamento externo?

Já quando o tópico é recrutamento externo, o foco da busca de candidatos estará nos talentos de fora da empresa.

A vaga é disponibilizada para um público bem maior, e por conta disso, diferentes testes deverão ser aplicados na etapa de seleção.

O que é a seleção de candidatos?

A seleção de candidatos é um conjunto de testes que serão feitos com as pessoas que chegarem através do recrutamento.

Aqui, os candidatos passarão por diversas etapas que irão afunilar as escolhas dos profissionais de recursos humanos, até o ponto de que os mais indicados para preencher a vaga estejam à disposição da escolha dos recrutadores.

Na seleção, são avaliados pontos como aptidão, currículo, histórico profissional e até mesmo o perfil comportamental do indivíduo.

Quais são os tipos de testes aplicados na seleção?

Isso pode variar de empresa para empresa, e dependerá também da metodologia utilizada pelos recrutadores. Mas no geral, podemos dizer que a seleção contará com pelo menos algumas das seguintes etapas:

  • Entrevista inicial, para avaliação do candidato;
  • Entrevistas presenciais/online para se aprofundar a respeito do candidato;
  • Testes, provas ou dinâmicas em grupo para que seja feita a avaliação das habilidades profissionais do candidato;
  • Entrevistas com gestores da empresa, para alinhar questões como perfil desejado e cultura organizacional.

Por que o recrutamento e seleção é importante?

Um processo de recrutamento e seleção bem estruturado impacta positivamente em outros fatores importantes.

Hoje, é muito importante para os gestores que seus colaboradores estejam integrados com a cultura organizacional da empresa, já que isso afeta questões como produtividade e trabalho em equipe. Um bom trabalho de recrutamento e seleção fará com que os novos colaboradores sejam aqueles que estejam dentro deste perfil.

Além disso, um processo estruturado ajuda a diminuir os índices de turnover – a rotatividade de colaboradores e novos colaboradores que não se adaptam.

Se você possui bons profissionais realizando o trabalho de recrutamento e seleção, o tempo e os recursos investidos definitivamente valerão a pena.

O que faz um analista de recrutamento e seleção?

Um analista de recrutamento e seleção é um dos profissionais que atuam na área de recursos humanos e acaba exercendo um papel de auxílio generalizado.

Ele estará presente em todas as etapas e terá conhecimento a respeito de todos os processos, desde a atração até a seleção de candidatos.

É indispensável a presença de um analista no recrutamento, já que ele pode ser considerado a ponte entre todos os diferentes profissionais envolvidos.

Quem é o business partner?

O business partner é o profissional que ficará responsável por ajudar no relacionamento entre a equipe de recursos humanos e os outros gestores.

Em casos de empresas maiores, é muito comum que a comunicação seja algo mais distante entre os setores, e é papel do business partner é fazer com que as decisões tomadas pela gestão, em conjunto com o time de recrutamento e seleção, sejam as mais assertivas possíveis.

O que diferencia um recrutador de um headhunter?

As atividades desses profissionais são bastante parecidas e costumam ser confundidas com frequência, mas na prática são coisas distintas.

O recrutador é responsável pela elaboração das descrições das vagas, pela divulgação e pela atração do maior número de candidatos qualificados para que o processo de seleção possa se iniciar.

O headhunter focará seus esforços em encontrar um ou mais profissionais que se adequem melhor aos requisitos da vaga e que ele considere excepcionais, dentre aqueles com o qual ele já entrou em contato em algum momento.

Basicamente, a maior diferença entre os dois está na utilização das ferramentas disponíveis, no foco e na rede de contatos que cada um possui. O headhunter irá trabalhar focado naqueles que fazem parte do seu networking.

É importante ter um psicólogo no processo?

Sim! O psicólogo é um dos profissionais responsáveis por fazer a avaliação dos candidatos.

Ao lado dos recrutadores, o psicólogo é o profissional mais indicado para avaliar se o perfil psicológico do candidato avaliado está de acordo com a cultura organizacional e se ao longo do tempo ele irá se sentir desassociado com os valores da empresa ou não.

Além disso, ele também pode perceber traços comportamentais que passam despercebidos pelos recrutadores e que poderão afetar a qualidade do trabalho realizado.

Por que contratar uma empresa de recrutamento e seleção?

Uma agência de recrutamento e seleção é quem realizará os trabalhos descritos aqui em cima e contará com uma equipe especializada na busca por novos colaboradores.

No entanto, o que a difere de um setor de recursos humanos interno é a experiência e o tempo de mercado lidando com esse tipo de atividade. Ao terceirizar os serviços de recursos humanos e recrutamento, você contará com a expertise de profissionais que já trabalharam com outras empresas do segmento e que terão as melhores soluções para os desafios que a sua empresa pode enfrentar.

Além disso, um dos melhores motivos para que você conte com os serviços de uma agência especializada é que a sua empresa poderá focar as energias em sua atividade principal, deixando os processos de recrutamento e seleção para quem entende do assunto.

A Electi Serviços é uma dessas agências de recrutamento e seleção e pode ser a sua maior aliada na formação da equipe dos sonhos! Nós possuímos mais de 17 anos de experiência com recursos humanos e trade marketing – e durante esse tempo, fizemos parte da construção de relacionamentos duradouros e por transformações reais em empresas de diversos setores.

Se você ainda tem alguma dúvida a respeito dos processos de recrutamento e seleção ou possui interesse em melhorar seu quadro de colaboradores, mas não sabe como, não perca mais tempo e entre em contato com a gente!

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.