Quer saber como e quando sua empresa deve contratar um trabalhador temporário? Quem pode te ajudar nessa contratação? Confira neste post!

O trabalho temporário é um serviço que é prestado por uma pessoa física a uma empresa, com a missão de atender uma demanda maior do que o comum durante períodos específicos.

Além de ser uma opção mais viável para as empresas, todos os processos envolvendo a contratação e a folha de pagamento do trabalhador temporário é mais tranquilo, já que é feito por uma agência de trabalho temporário contratada – que deve ser autorizada pelo Ministério da Economia.

Em outras publicações, já mostramos como funciona o processo de contratação de trabalho temporário e até mesmo montamos um Guia do trabalho temporário para você. Você pode conferir esses posts na nossa página de blog.

Hoje, falaremos sobre quais as situações que levam a uma contratação de trabalho temporário, quais os benefícios que o trabalho temporário traz para sua empresa e como uma empresa de trabalho temporário pode te ajudar a suprir essa necessidade que surgiu no seu negócio.

Navegue e veja o nosso checklist da contratação de trabalho temporário e os benefícios para a sua empresa

Checklist: quando eu devo fazer a contratação de um trabalhador temporário?

De acordo com a lei trabalhista, 6.019/74, que sofreu alterações da lei 13.429/2017, a possibilidade de contratação de um profissional temporário nas empresas pode ocorrer somente em casos específicos.

Resumidamente, se a sua empresa se encontra em alguma das seguintes situações, pode ser feita a contratação: em casos de substituição transitória de pessoal permanente, funcionários afastados ou em férias, ou em casos em que existe uma demanda complementar de serviços que não conseguirá ser atendida pelo quadro regular de colaboradores da empresa.

Os detalhes da contratação irão variar de acordo com a situação que a sua empresa se encontra.

Você sabe quais são os casos mais comuns em que há a necessidade de trabalho temporário? Vamos te mostrar agora! Veja se a sua empresa se enquadra em qualquer uma das situações abaixo:

Ausência temporária de funcionários por férias

Quando um funcionário ou uma equipe da sua empresa entra de férias e as tarefas não podem ficar congeladas, cria-se a necessidade da utilização de mão de obra temporária para assumir suas atividades.

Por mais que sua empresa possua outras equipes e colaboradores que possam realizar as funções do membro ausente, isso não é o ideal. Ao realocar obrigações de funcionários que estão de férias para outros profissionais, você acaba sobrecarregando outra área e prejudicando o fluxo de trabalho da empresa.

Para evitar esse acúmulo de funções e ainda garantir os direitos de férias dos funcionários regulares, a contratação de trabalho temporário se mostra a melhor saída.

Licença maternidade

Esse tipo de ausência é um dos direitos garantidos pela CLT, que permite que uma mulher grávida se afaste de suas funções enquanto se prepara para a chegada de seu bebê, até os primeiros meses da vida da criança.

Geralmente a licença maternidade possui duração de aproximadamente 120 dias, se estendendo até o máximo de 180 dias, se a empresa fizer parte do “Empresa Cidadã”, do Governo. O pedido de licença é feito com antecedência, geralmente semanas antes do parto.

Esse tipo de afastamento é um dos que mais acontecem, e caso a ausência da gestante em seu cargo cause um grande impacto na operação da empresa, é preciso buscar um trabalhador temporário.

Licença paternidade

Assim como ocorre na licença maternidade, os pais também possuem o direito de afastamento relacionado à chegada de uma criança.

No caso da licença paternidade, o afastamento é de 5 dias após o nascimento da criança. Caso a empresa seja parte do programa governamental “Empresa Cidadã”, pode ocorrer a prorrogação da licença em mais 15 dias.

Caso o novo papai execute uma função vital dentro da empresa e suas atividades não permitam a ausência, sua empresa pode contar com um trabalhador temporário.

Licenças não remuneradas

Em casos de ausências maiores de algum funcionário ou equipe, também se recomenda a contratação de trabalhadores temporários.

A duração dessa licença dependerá do motivo e do acordo feito pela empresa com o trabalhador.

Um exemplo comum: sua equipe está se desenvolvendo e precisa realizar treinamentos, cursos e especializações em uma viagem? Vale a pena investir na contratação temporária para ocupar suas tarefas. No final do período, você terá trabalhadores mais desenvolvidos e capacitados ao seu lado.

Licença médica

Esse tipo de licença é dado para funcionários que precisam se afastar para realizar o tratamento de problemas de saúde.

Só pode ser liberada a partir da apresentação de atestado médico e pode durar aproximadamente 15 dias ou mais.

Esse tipo de licença pode pegar os gestores desprevenidos por se tratar de situações que os colaboradores não esperam. Logo, conhecer e ter contato com uma agência de trabalho como a Electi pode salvar a rotina de trabalho da sua empresa nesses momentos.

Períodos de demanda sazonal

A demanda sazonal nada mais é do que o aumento da procura pelos serviços ou produtos que sua empresa oferece em determinados momentos do ano.

Podemos pegar o exemplo de uma loja de presentes: no fim de ano, com as festas de Natal e Réveillon, os consumidores gastam bem mais com presentes e procuram esse tipo de lojas.

Se o seu comércio terá uma grande visitação de clientes, o atendimento precisa dar conta de atender a todos. Longas esperas impactarão negativamente a imagem da empresa.

Como são datas específicas, sua empresa pode se preparar e entrar em contato com uma agência de empregos temporários para estar pronta para atender à essas demandas.

Quer outros exemplos de datas em que a produção e o comércio ficam aquecidos? Pense sobre como funciona a rotina das empresas no Dia das mães, Natal, Dia dos Namorados, Dia dos Pais ou no Carnaval, férias escolares.

Se a sua empresa se enquadrou em algum dos casos acima, é hora de pensar na contratação de trabalho temporário. Melhor ainda, é bom estar preparado para a possibilidade de precisar dessa modalidade de trabalho, pois como você viu, o afastamento de colaboradores pode ocorrer quando menos esperamos.

É importante deixar claro que os motivos para a contratação do trabalhador temporário devem estar especificados no contrato firmado e eles não podem realizar atividades diferentes das especificadas nesse contrato firmado com a agência de emprego temporário.

Vantagens da Contratação Temporária

Em todos esses casos, ao estar preparado e ter trabalhadores temporários ao seu lado, sua empresa só terá benefícios.

Contar com uma empresa de empregos temporários como a Electi pode trazer diversas vantagens, como:

Ter um quadro de funcionários mais flexível: sua empresa conseguirá lidar com a alta demanda de serviços sem sobrecarregar os funcionários fixos.

Novos talentos fazendo parte da equipe: com a contratação de trabalhadores temporários, você entrará em contato com diversos novos trabalhadores que podem se mostrar boas escolhas e vir a fazer parte do quadro fixo de funcionários.

Menos encargos: ao optar pelos trabalhadores temporários, não existirá a necessidade de pagar a indenização de 40% da multa sobre o FGTS ou sobre o término antecipado do contrato, nem o aviso prévio.

Como a Electi pode te ajudar na contratação de trabalho temporário?

A Electi é uma agência especializada na administração e gestão de trabalhadores temporários com mais de 17 anos de experiência no mercado.

Nos preocupamos em fazer a sua empresa entregar um serviço de qualidade. Para isso, focamos nossos esforços em selecionar profissionais que possuam um perfil que se encaixe com a sua empresa.

Nossa visão de mercado e experiência nos ensinou como desenvolver as melhores estratégias para você e sua empresa lidarem com demandas não esperadas de serviço.

Se você quer saber mais sobre a contratação de trabalho temporário, que tal entrar em contato conosco?

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.