Possui dúvidas sobre como funciona uma consultoria de RH? Nesse post nós iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Quer saber como melhorar os índices da sua empresa e tornar o ambiente de trabalho mais agradável para todos os envolvidos? A resposta pode estar em contratar uma consultoria de recursos humanos!

Nem todas as empresas possuem grandes setores que podem ficar responsáveis pela gestão de pessoas. Por isso, algumas coisas podem acabar passando e prejudicando o desempenho da empresa.

Quer entender como funciona uma consultoria de recursos humanos? Iremos te mostrar os benefícios de se contratar uma agência especializada em recursos humanos para fazer a consultoria da sua empresa. Então, continue a leitura!

Navegue e saiba tudo sobre como funciona uma consultoria de recursos humanos

Consultoria De Rh

O que é uma consultoria de Recursos Humanos?

A consultoria de recursos humanos é um serviço prestado por uma empresa e que irá transformar todo o ambiente de trabalho da contratante.

Através de análises precisas sobre o ambiente da empresa, a consultoria de RH irá identificar quais são os pontos a serem melhorados e irá propor os ajustes necessários para que a saúde do ambiente de trabalho não fique prejudicada, assim como também evitar possíveis perdas nos resultados do trabalho.

Outro ponto importante é a análise que será feita sobre as relações entre os colaboradores e os gestores. A partir dos dados coletados é que as consultoras de RH conseguem desenvolver estratégias que supram as necessidades do cliente.

É essencial ressaltar que o diagnóstico de consultoras costuma ser mais preciso pelo fato dessas agências possuírem uma visão externa e mais imparcial do que a de uma equipe interna, por exemplo.

Com o uso das ferramentas adequadas e com a experiência adquirida, a consultoria pode desempenhar o papel de controlar as metas da empresa, definir estratégias, otimizar processos da área de RH e implantar outras melhorias no ambiente organizacional.

De maneira geral, podemos dizer que uma consultoria de recursos humanos é quem irá trabalhar para melhorar todos as situações que envolvem a gestão de pessoas dentro de uma empresa.

Como é feita a consultoria de RH?

Toda empresa possui elementos a serem melhorados dentro da gestão de pessoas. É através dessas melhorias que o trabalho evolui e melhores resultados surgem. No entanto, nem toda empresa entende exatamente como é desenvolvido o trabalho de consultoria de RH.

Nós citamos no tópico anterior que é através dos estudos que a consultoria de RH conseguirá propor as melhorias para o ambiente de trabalho, certo? Podemos dividir esse processo em três partes principais, que são a análise e a criação de um plano de ação, a implementação de melhorias e o monitoramento dos resultados. Agora, veja mais detalhes sobre cada uma das etapas:

Análise e criação de um plano de ação

O trabalho de uma consultoria de RH começa a partir do momento em que ela consegue reunir todas as informações necessárias sobre quais são os gargalos da operação dentro da empresa.

Após isso, começa a ser feito um levantamento a respeito de todos os pontos apresentados no estudo inicial. É o momento de analisar a situação real da gestão de RH da empresa. Para isso ser feito, é indispensável a ajuda dos gestores e da equipe de colaboradores.

Todos os índices relacionados aos recursos humanos da empresa serão analisados (como turnover, absentismo, faltas, remuneração, processos seletivos e mais), assim como o clima organizacional e a cultura que é passada para as equipes dentro da empresa.

Com a análise feita, o diagnóstico contendo detalhes sobre as condições atuais da empresa pode ser entregue e os objetivos podem ser traçados em conjunto com os gestores.

Um plano de ação será elaborado para atingir as metas impostas em conjunto com a gestão da empresa. É dessa forma que estará detalhado quais serão as ações tomadas para que os problemas analisados sejam erradicados e o crescimento da empresa contratante seja preservado.

É importante que o plano de ação seja seguido à risca, pois só dessa forma os interesses de todos os envolvidos serão atendidos. Tanto a equipe quanto os gestores precisam estar de acordo com as mudanças sugeridas e precisam estar abertos para o que foi sugerido pela consultoria de RH.

Implementação de melhorias

A fase de implementação de melhorias é o período em que as ações sugeridas pela equipe de consultoria de recursos humanos serão colocadas em prática pela empresa contratante.

É indispensável o apoio de todos os colaboradores e dos gestores para que as mudanças possam correr como o estipulado e a análise dos resultados obtidos não seja comprometida.

Normalmente, essa é a fase mais longa dentro de um processo de consultoria de RH. Claro que isso dependerá do número de ações que precisarão ser executadas. Há casos em que a consultoria propõe medidas de longo prazo ou somente aconselha certas mudanças que precisam ser feitas de maneira menos operacional.

Independentemente da forma que aconteça, essa é a fase onde as correções surtirão efeito e os resultados devem ser sentidos em pouco tempo. O que nos leva ao último pilar da consultoria de RH, o acompanhamento.

Monitoramento de resultados

Já adiantamos que de nada adianta colocar um plano de ação em prática, se a sua empresa não sabe como manter os resultados adquiridos através dele ou como mensurar o que foi obtido através desse trabalho.

Na fase de monitoramento, é preciso anotar todos os impactos que as mudanças causaram e qual foi o feedback da equipe, dos outros gestores e até mesmo do público.

Saber interpretar os resultados facilita na hora de identificar quais devem ser os próximos investimentos e otimiza os gastos que serão feitos com a consultoria de recursos humanos.

Além disso, caso sejam identificados resultados abaixo do esperado, é sinal de que algo do planejamento precisa mudar para que os objetivos sejam alcançados, e isso só é possível através desse acompanhamento.

Quais os benefícios que terei ao contratar uma consultoria de recursos humanos?

Você pode estar se perguntando nesse momento quais serão os benefícios que a sua empresa terá ao contratar uma consultoria externa para os recursos humanos. Vamos dar uma olhada:

Experiência de mercado

A agência responsável pela consultoria de RH contará com anos de experiência atuando ao lado de empresas de diferentes segmentos, o que garante uma melhor tomada de decisões e o know-how necessário para melhorar os processos da sua empresa. Isso torna o processo mais ágil e otimiza os investimentos que serão feitos na área de gestão de pessoas.

Ambiente de trabalho mais saudável

Investir em um bom clima organizacional é fundamental para que os colaboradores se sintam motivados a entregar melhores resultados diariamente.

Durante o processo, as equipes serão escutadas e terão as suas necessidades atendidas, o que já garantirá um sentimento de pertencimento muito maior e contribuirá para o dia a dia da empresa.

Ferramentas certas disponíveis

As empresas que realizam a consultoria de RH possuem disponíveis as melhores ferramentas para realizar o trabalho que impulsionará os ganhos da sua empresa.

Ao contar com uma consultoria externa, você não fica refém das limitações tecnológicas da sua própria empresa e pode obter os melhores resultados.

Menos riscos na operação

Um dos maiores problemas encontrados pelos gestores está ligado com os problemas trabalhistas e a legislação em geral.

Por conhecer com mais afinco as questões legais, a consultoria pode evitar possíveis problemas com a lei e gastos desnecessários para a empresa.

Quais são os sinais de que minha empresa precisa de uma consultoria de Recursos Humanos?

O ideal é que o trabalho de consultoria seja feito de maneira preventiva, bem antes dos índices apresentarem problemas. Todavia, nem sempre as empresas dão a devida atenção para o setor de recursos humanos no tempo correto.

Momentos de crise se tornam o gatilho para que os gestores busquem uma consultoria para resolver os problemas que a empresa está enfrentando. Muitas vezes isso ocorre quando a equipe interna não dá conta de solucionar os casos.

Se a sua empresa está apresentando um alto índice de rotatividade de funcionários (o famoso turnover), as equipes estão desmotivadas e faltando com frequência ao trabalho, pense na possibilidade de implementar melhorias na forma com a empresa lida com os colaboradores.

Outros pontos que podem indicar que é hora de transformar o ambiente são: a falta de interesse dos colaboradores em contribuir para o desenvolvimento da empresa, o estresse no ambiente de trabalho, o aumento nos pedidos de demissão, reclamações constantes por parte da equipe, profissionais com dificuldade na hora de desenvolver tarefas que não apresentavam problemas antes e a queda nos resultados entregues pela empresa no final do mês.

Fique atento a todos esses sintomas e não deixe que eles evoluam, pois podem comprometer a saúde financeira e o funcionamento da empresa. Diferentemente dos resultados positivos, os resultados negativos costumam se multiplicar com maior facilidade. Então, evite-os!

Precisa de uma parceira para atingir os objetivos da sua empresa? Fale com a Electi Serviços!

A Electi é uma empresa especializada em recursos humanos e possui mais de 17 anos de experiência, transformando equipes e ambientes de diferentes empresas de segmentos diversos.

Se a sua empresa precisa de consultoria em recursos humanos, não pense duas vezes e venha falar conosco! Podemos construir juntos melhorias que farão a diferença na sua empresa!

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.