Desde que a pandemia começou, a saúde mental foi um dos temas mais falados e abordados. E de uma maneira compreensível, uma vez que as pesquisas indicam que, no último ano, os brasileiros sofreram diversos transtornos psicológicos como, ansiedade, depressão e cansaço – o que pode ser o estopim para a Síndrome de Burnout.
Para você que não sabe, em suma, a rotina estressante e agitada que muitos brasileiros passam, pode acabar causando a Síndrome de Burnout. Mas o que é essa doença? É um distúrbio psíquico capaz de prejudicar a vida pessoal e profissional de cada indivíduo.
Quando pensamos em equipes de alta performance, logo associamos a pessoas que buscam sempre a excelência, competitividade e preocupação em ser um destaque dentro da empresa. Mas é aí que o papel do supervisor, líder e dono entra em ação.
Olhar e ter um cuidado em especial com esse grupo de pessoas que buscam a “perfeição” deve ser constante, porque a autossabotagem existe e pode potencializar o risco de sofrimento emocional com sintomas de ansiedade, incertezas, medo e até mesmo a Síndrome de Burnout.
Ambientes psicologicamente seguros são aqueles em que a equipe pode se sentir confortável em solicitar ajuda e que saberá que será abraçado e não julgado ou punido. Promover o aprendizado em equipe é extremamente essencial, realizar feedbacks frequentes, encorajar expor as ideias e preocupações tornam a relação de chefe e colaborador mais saudável.
Como a liderança pode impactar na segurança psicológica da equipe
Se você é um líder dentro da empresa e cuida de uma equipe, é seu dever se preocupar com cada um e saber como está o psicológico de cada um. Ter uma relação além de chefe e colaborador. Gestores com características ríspidas, inacessíveis ou que não tenham a percepção de reconhecer a vulnerabilidade do outro, contribui negativamente para o emocional dos funcionários.
Já aqueles que demonstram maior atenção, tolerância e empatia, adotam uma postura acolhedora e os funcionários se sentirão seguros em pedir ajuda. Para um fortalecimento emocional da equipe, separamos algumas dicas, anota aí:
- Estabeleça metas, mantendo a equipe alinhada
- Possibilidade de medir o progresso
- Autonomia do funcionário em realizar as tarefas
- Proporcionar feedbacks construtivos
- Abertura de sugestões de melhorias
Investir na segurança psicológica resulta em um aumento importante de produtividade das equipes. É preciso ter em mente a seguinte frase: “Proporcione a sua equipe um ambiente desafiador e não ameaçador.” Mais do que oferecer benefícios, reveja posturas, práticas e a própria cultura da empresa, a fim de promover um bem-estar coletivo, duradouro e de qualidade.
Anotou nossas dicas?
Esteja sempre alinhado com a sua equipe. Se for preciso, faça primeiro uma reunião com os supervisores e gestores para definir quais serão os próximos passos para os funcionários tenham uma segurança psicológica e o andamento da empresa flua de forma cordial e transparente.
Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.
Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.