Quer saber como construir os melhores anúncios de vaga de emprego para a sua empresa? Veja as dicas que separamos nesse post! 

Um dos maiores desafios para as equipes de recrutamento e seleção nos dias de hoje consiste em fazer uma boa divulgação das vagas de emprego.

Por mais que a empresa conte com outras formas de recrutamento, como bancos de talentos internos, é sempre uma boa saída fazer a divulgação externa dos cargos disponíveis na empresa através das plataformas específicas para o recrutamento e das redes sociais.

No entanto, nem todos os recrutadores sabem como redigir um anúncio de vaga corretamente. A falta de informações úteis para os candidatos pode acabar afugentando talentos importantes para empresa e comprometendo a eficácia do anúncio de emprego.

Muitas vezes a vaga é repleta de benefícios interessantes para os candidatos, mas como é feita de maneira engessada, acaba passando despercebida para os desinteressados.

Para que esse processo não demore mais do que deve e você atraia cada vez mais candidatos qualificados, preparamos esse miniguia sobre como deve ser feito o anúncio de uma vaga de emprego. Então, anote as nossas dicas!

Navegue e descubra como anunciar vaga de emprego corretamente

Anunciar Vaga De Emprego

Onde divulgar suas vagas de emprego?

Esse é um dos questionamentos mais comuns dentro da área de recrutamento e seleção, feito principalmente pelas equipes mais novas e menos experientes nesse tipo de atividade.

Antes mesmo de saber como fazer o anúncio, é preciso pensar nos locais onde a vaga será anunciada. De nada adianta você criar o conteúdo a respeito da vaga e ele não ser “aceito” nos locais de divulgação.

Existem alguns meios mais tradicionais que devem ser conhecidos por você, como jornais e anúncios outdoor. No entanto, iremos deixar esses de lado e focar nos mais utilizados hoje.

Portais de vagas

Os portais de vagas são uma das maneiras mais eficientes de fazer a divulgação dos cargos disponíveis. Se a mesma vaga for divulgada em diferentes portais, melhor ainda – pois facilitará para os candidatos o processo de inscrição.

Alguns portais podem cobrar para que o anúncio seja feito, então fique atento a esse ponto.

No próprio site da empresa

Seu site possui um espaço que permite o contato direto com os visitantes? Crie links para os seus bancos de vaga.

Dessa forma, além do usuário conhecer a sua empresa pelo próprio site, ele poderá dar o pontapé inicial no processo seletivo no mesmo local.

O nosso site é um exemplo disso. Observe que no nosso menu superior há um espaço reservado para “Candidatos”. Lá, nós deixamos a descrição de algumas vagas que estão disponíveis!

Redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para a divulgação de vagas de emprego. Alinhe com o seu time de comunicação/marketing e crie alguns posts de divulgação para a vaga.

Como os usuários passam um tempo considerável navegando nas redes sociais em seu tempo livre, é um ótimo espaço para encontrar novos talentos. O maior exemplo de rede social propícia para o anúncio de vagas é o LinkedIn, que você provavelmente já deve conhecer, certo?

Abuse dos espaços disponíveis nas redes sociais para interação e você poderá encontrar o candidato ideal em pouco tempo!

Bancos de talentos

Os bancos de talentos da sua empresa podem receber os anúncios de vaga antes do resto do público. Como são profissionais que já entraram em contato com a sua empresa, o processo será mais ágil.

Mantenha sempre o banco de talentos atualizado e envie e-mails com as vagas novas sempre que surgir. São candidatos que já demonstraram interesse na sua empresa em algum momento, então as chances de se interessarem pelo novo processo seletivo também é grande.

O que deve ser descrito na hora de anunciar vaga de emprego?

É hora de construir a descrição da vaga. Quer saber o que deve ser colocado no anúncio? Veja abaixo:

Uma boa descrição da empresa

Os candidatos não necessariamente conhecem a sua empresa. Então, é preciso mostrar para eles quem é que os contratará.

Descreva qual é a atividade principal da empresa, qual é o histórico dela e quais os objetivos. Dessa forma, os candidatos poderão ou não se identificar com a empresa.

É importante que a cultura da empresa fique clara nessa descrição, seja através do tom de voz ou da descrição da missão, visão e valores.

Lembrando que não estamos falando de uma descrição longa, certo? A ideia é que a empresa seja apresentada em poucas palavras.

O que é esperado do candidato

Quais são as habilidades que a sua empresa busca em um novo profissional? Quais serão as atividades que ele desempenhará? É importante que esse seja o ponto mais objetivo, mas também o mais detalhado da vaga.

Descreva quais são as formações desejáveis, a experiência mínima e quais serão as competências exigidas pelo cargo e você evitará que candidatos não qualificados participem do processo (o que só acaba atrasando).

O mais importante aqui é ser honesto na descrição das atividades. Se você espera que cheguem candidatos aptos a realizar determinada atividade dentro da empresa, é preciso especificar aqui qual será essa atividade.

Funções que serão exercidas

Como dissemos anteriormente, é necessário ser honesto na hora de criar a descrição das vagas. O mesmo se aplica na hora de informar quais serão as tarefas executadas pelo profissional após ele ser admitido.

Não somente quais serão as tarefas, mas como elas acontecem. Existe algum processo específico que a sua empresa segue por padrão? Coloque aqui nessa área.

Descrever de maneira transparente o que o profissional irá fazer, torna o processo de candidatura mais saudável, pois quem se candidata não terá surpresas após a contratação e  não existirá a chance dele se arrepender.

Remuneração e benefícios

Se a transparência era importante nos itens anteriores, aqui ela se torna crucial para que a divulgação das vagas seja um sucesso.

Empresas que optam por não inserir a remuneração acabam perdendo candidatos valiosos (não se aplica em casos em que o salário será combinado).

Quais são os benefícios que a empresa oferece? É hora de fazer brilhar os olhos dos candidatos. Afinal, a contratação é de interessa da empresa também. Especifique todos os valores que serão recebidos pelo profissional.

Esse é um ponto de destaque para muitas empresas na hora de divulgar as vagas – uma descrição mais elaborada dos benefícios pode chamar a atenção dos candidatos e garantir um bom volume de profissionais qualificados.

Atenção: nem precisamos dizer que descrever benefícios que não serão entregues é algo que irá prejudicar a imagem da sua empresa, certo?

Informações adicionais

Existe algum ponto que não pode ser deixado de lado na hora de “vender o peixe” da sua empresa? Coloque na descrição da vaga!

O ambiente de trabalho é diferente? O modelo de contratação será flexível? A vaga é inclusiva? Informe tudo isso no anúncio da vaga!

Entendeu como fazer para anunciar uma vaga de emprego corretamente? Coloque em prática essas dicas agora mesmo!

Encontrar os melhores candidatos nem sempre é fácil, mas com um anúncio feito da maneira correta o processo se torna menos complicado. Esperamos que as informações desse artigo tenham sido úteis para a equipe de RH da sua empresa!

Caso sua empresa precise de ajuda com os processos de recrutamento e seleção, o que acha de vir falar com a Electi? Nós somos uma agência de RH com mais de 17 anos de experiência e podemos ajudar a sua empresa a conseguir profissionais que superem as expectativas!

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.