Você quer saber como a oferta de um plano odontológico como benefício pode afetar os resultados da sua empresa? Veja neste post!

Cuidar da saúde bucal é uma prática fundamental e deve ser prioridade de todos, independentemente da idade. Para ajudar nesse processo, oferecer um plano odontológico para os colaboradores pode fazer a diferença.

Pensando nisso, neste artigo abordaremos o que é um plano odontológico, a importância do benefício, bem como o motivo para as empresas oferecerem essa vantagem aos colaboradores. Continue a leitura!

Navegue e saiba a importância de oferecer um plano odontológico para os colaboradores

benefícios plano odontológico

O que é plano odontológico?

Primeiramente, você sabe o que é um plano odontológico? Planos odontológicos são uma modalidade de atendimento da área, oferecido por empresas e clínicas para que as pessoas recebam atendimento para saúde bucal com qualidade.

Esses planos funcionam como um convênio de saúde. A principal diferença está no tipo de atendimento, já que o odontológico é voltado para atendimento com os dentistas, enquanto os convênios de saúde são para atendimento hospitalar.

Dessa maneira, o funcionamento de planos odontológico segue nesse padrão: o paciente realiza um pagamento mensal para a empresa e essa empresa oferece uma carteirinha de convênio para que os contratantes possam receber esse atendimento nas redes credenciadas.

Vantagens de ter um plano odontológico

Para as pessoas que contratam um plano odontológico, há uma série de vantagens. Apesar de existirem diferentes planos de odontologia, existe uma lista com mais de 90 procedimentos que são obrigatórios em qualquer convênio, tais como:

  • Consultas;
  • Urgências;
  • Diversos tratamentos de rotina;
  • Limpeza;
  • Cuidados com a gengiva.

Para tratamentos estéticos, como o clareamento dental, as pessoas devem consultar antes as clínicas, entendendo se esse tipo de procedimento se enquadra no rol de processos que o convênio e a categoria escolhida cobre.

Se você consultar nesses ambientes, por exemplo, quanto custa um clareamento dental, você rapidamente será informado acerca desse tratamento e da cobertura.

Por que as empresas devem oferecer esse benefício?

Agora, quais são os principais motivos que fazem desse benefício uma ideia bastante interessante para as empresas? É isso que veremos a seguir.

Quando uma empresa oferece alguns benefícios para seus funcionários, como vales alimentação, refeição e transporte, planos de saúde e outros, essa empresa está tentando manter seus colaboradores conectados e está fazendo com que eles possam ter uma melhora na qualidade de vida.

O benefício do plano odontológico se enquadra nisso. Com essa possibilidade, o funcionário se sente mais seguro e motivado a dar o seu melhor no dia a dia. Dessa forma, é uma ótima maneira de melhorar o engajamento dos trabalhadores.

A produtividade também tende a aumentar, visto que com o atendimento garantido há a possibilidade de realização de certos tratamentos, como a utilização de lente de contato dental. Funcionários mais satisfeitos se ausentam menos, desenvolvem uma relação melhor com a equipe e acabam rendendo mais.

Assim como os outros benefícios, a parte financeira da contratação é deduzida dos impostos pagos pelos funcionários. Portanto, não é uma contratação que faz com que a empresa tenha que retirar esforços do orçamento para efetuar.

Infelizmente, os atendimentos em algumas clínicas particulares são caros e muitos trabalhadores não têm condições de pagar. Nas clínicas públicas, nem sempre o atendimento é qualificado e a demanda é muito grande.

Então, quando uma pessoa procura por quanto custa lente de contato dental, pode se deparar com grandes valores ou então por uma fila de espera considerável para receber o atendimento.

Com a empresa garantindo planos de odontologia para esses profissionais, essas preocupações diminuem ou vão embora, visto que, com um convênio, esses profissionais terão atendimento garantido sempre que precisarem.

Ainda existe a possibilidade da realização de procedimentos mais sérios, muitas vezes por uma questão de necessidade, como um implante dentário. Para entender se há essa possibilidade, é importante consultar as clínicas que fazem a cobertura do convênio contratado.

Lembre-se, investir na saúde bucal dos colaboradores impactará diretamente no desempenho da equipe

Cuidar da saúde bucal de seus colaboradores é um dos melhores benefícios que a sua empresa pode oferecer, pois dessa maneira as pessoas evitam uma série de doenças que, em alguns casos, podem acabar se proliferando e aumentando os riscos.

Além disso, esses cuidados garantem um sorriso de qualidade, o que pode fazer toda a diferença para a autoestima e para a produtividade da equipe.

Por isso, recebendo atendimento de qualidade, sempre que necessário, os colaboradores precisarão se ausentar menos em busca de atendimento, se sentirão mais confortáveis e engajados e o nível do trabalho entregue aumentará.

 Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, que conta com uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.