Você quer saber como os benefícios empresariais podem impactar na vida de seus colaboradores? Veja neste post!

beneficios empresariais

Na prática, os benefícios empresariais correspondem a algumas vantagens que uma empresa oferece a seus colaboradores para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida.

Com isso, não só o colaborador é beneficiado, como o negócio também pode ser favorecido em diferentes sentidos, proporcionando o desenvolvimento da empresa.

Por conta disso, oferecer esses benefícios empresariais é uma tendência consolidada dentro do meio corporativo, o que também significa que muitas ofertas já são vistas como tradicionais e não um diferencial.

Alguns planos ainda podem ser usados como forma de se destacar e melhorar o clima organizacional, como ocorre no caso dos serviços de saúde.

Neste sentido, é preciso esclarecer que os benefícios correspondem a vantagens que complementam o salário do colaborador e não de gratificações, outra estratégia que também pode ser implementada.

Ou seja, são serviços voltados para tornar a vida dos colaboradores mais saudável, melhorando o desempenho geral das equipes. São benefícios que valorizam a relação entre colaborador e empresa, como um plano odontológico empresarial, convênio médico, vínculo com academias, desconto em livrarias e cursos profissionalizantes.

Para a escolha e oferta, o tipo de benefício precisa estar alinhado com a estratégia da empresa.

Isso significa que existem alguns benefícios que podem não ser interessantes para determinado negócio ou corpo funcional e, para identificá-los, é necessário avaliar os gostos, interesses e perfil dos colaboradores, bem como os possíveis retornos para a empresa.

A primeira questão a ser analisada antes de oferecer algum benefício é verificar qual sua categoria, exatamente, e como funciona – tanto para a contratação efetiva como para uso dos funcionários.

Alguns exemplos dos benefícios corporativos são:

  • Assistência médica;
  • Participação nos lucros;
  • Vale-alimentação;
  • Vale-refeição;
  • Parcerias comerciais;
  • Vale-transporte;
  • Plano odonto empresarial.

Por que oferecer benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos, além de serem uma forma de promover bem-estar ao funcionário, criam um bom ambiente de trabalho e agem de modo a fidelizar o colaborador, estimulando a produtividade e a motivação.

Por exemplo: um funcionário que recebe apenas o salário terá gastos para um plano de saúde ou mesmo uma consulta individual, não tendo fácil acesso aos serviços odontológicos e, com isso, mais gastos.

Esses benefícios suprem essa necessidade e ainda reduzem o custo com os atendimentos, como ocorre com um plano dental coletivo empresarial, que garante a saúde bucal dos colaboradores.

Além disso, existem mais alguns benefícios. Confira alguns:

1.   Imagem corporativa

Oferecer benefícios corporativos melhora a imagem da empresa, o que fará com que o empreendimento se torne uma referência no ramo.

Essa elevação de patamar da empresa também fará com que profissionais mais competentes desejem fazer parte do quadro de colaboradores, aumentando de forma sadia a competitividade interna e motivando os que já estão lá.

2.   Desconto em imposto

Os empregadores que oferecem benefícios corporativos possuem a vantagem de descontar o valor investido no Imposto de Renda, gerando maior economia nas finanças da empresa, o que possibilita novos investimentos no negócio.

3.   Maior disponibilidade

Além do colaborador ter mais disposição para trabalhar e se sentir mais motivado. Junto dos benefícios, principalmente os relacionados à saúde, a empresa também ganha em disponibilidade do funcionário. Isso pois, com uma qualidade de vida melhor, o colaborador precisará faltar menos ao trabalho para resolver problemas de saúde.

As empresas são obrigadas a oferecerem benefícios?

Na prática, existem benefícios opcionais e obrigatórios, sendo que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) regula esses serviços.

Os benefícios que a CLT determina como obrigação são:

  • FGTS;
  • Vale-Transporte;
  • Férias;
  • Décimo terceiro salário.

Contudo, outros serviços opcionais podem ser incluídos na oferta, como o vale-refeição ou alimentação.

Tipos de benefícios corporativos

Confira abaixo os tipos de benefícios mais comuns:

1.   Convênio médico

De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 70% dos brasileiros não possuem um plano de saúde. O principal motivo para isso é o preço alto.

Além de contar com a redução de custos a longo prazo, a empresa garantirá que o colaborador opte por se desenvolver dentro do ambiente organizacional, pois poderá contar com um suporte para a saúde.

2.   Plano odontológico

O plano odontológico também é um benefício bem-quisto pelos colaboradores. Isso porque não se trata de uma vantagem tão comum nas empresas.

Assim, com um convênio odontológico, os colaboradores conseguem manter a sua saúde bucal em dia e melhorar a qualidade de seu sorriso, o que irá impactar diretamente na confiança e autoestima dos colaboradores, refletindo diretamente nas relações interpessoais.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde, todos os convênios devem cobrir procedimentos básicos, como consultas preventivas, radiografias, limpezas e outros.

Independentemente do pacote do convênio, ele irá cobrir qualquer emergência também, seja plano dental para MEI, empresarial ou individual.

3.   Vale-alimentação

Apesar de não ser obrigatório, o vale-alimentação é um dos benefícios mais destacados como diferencial dentro do ambiente corporativo.

Com ele, o colaborador consegue economizar com gastos de alimentação, seja em compras no mercado ou em estabelecimentos que aceitem o cartão da empresa.

Isso gera economia significativa e é uma ótima opção para os colaboradores que já possuem uma família estabelecida.

4.   Parcerias comerciais

Também existe a opção de optar por parcerias comerciais com estabelecimentos como lojas de roupas, eletrônicos, escolas de idiomas etc.

Esse tipo de benefício funciona por meio da oferta de descontos para os colaboradores que desejarem comprar ali.

Existem convênios que dão desconto em teatros, cinemas e livrarias, tratando-se de atividades de lazer e que geram uma maior sensação de bem-estar (não apenas do colaborador, mas das pessoas próximas a ele também).

Também há o convênio para descontos em cursos de idioma, graduação e pós-graduação, que capacitam o colaborador e impactam indiretamente na qualidade do trabalho executado. Um colaborador que enxerga que a empresa investe no seu futuro se sentirá muito mais motivado e entregará resultados cada vez mais satisfatórios.

Quanto aos descontos nas academias: se a empresa oferece ao colaborador formas de cuidar da saúde e da forma física, isso refletirá em mais qualidade de vida e em maior disposição para a rotina de trabalho.

Esses são apenas alguns dos exemplos de benefícios corporativos que podem ser oferecidos para os seus colaboradores. Quer saber mais sobre os temas relacionados à gestão de recursos humanos? Continue acompanhando o blog da Electi Serviços!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e retenção de funcionários.