Você quer saber como uma ferramenta CRM pode impactar positivamente o fluxo de trabalho da sua empresa? Veja neste post!

A gestão estratégica de pessoas é um dos tópicos mais estudados e comentados do mundo corporativo. Com o passar dos anos, os gestores perceberam que somente uma infraestrutura moderna e alta tecnologia são insuficientes para o melhor desempenho de uma empresa.

Na verdade, a principal razão para o sucesso de qualquer empresa é a atividade humana. As pessoas. São elas que promovem a vantagem competitiva de qualquer negócio.

Portanto, investir no funcionário é tão importante quanto investir em marketing ou em novas máquinas, por exemplo.  É o que os especialistas chamam de capital intelectual de uma empresa. Quanto mais o desempenho dessas pessoas aumenta, maior é o crescimento do negócio.

Para ajudar os gestores a analisarem os principais indicadores de cada funcionário, ferramentas como o CRM são muito eficazes. Por meio dela é possível verificar em qual área as pessoas se destacam e em quais pontos é necessário promover melhorias.

Navegue e entenda mais sobre o uso do CRM na gestão de pessoas

ferramenta de crm para gestão de pessoas

O que é gestão estratégica de pessoas?

O conceito de gestão estratégica de pessoas começa a partir da observação do desempenho dos colaboradores. Esses dados, como já citado, podem ser verificados por meio de um CRM.

Após acessá-los, os gestores podem alinhar o talento dessas pessoas com os objetivos da empresa.  A missão dessa categoria de gestão é maximizar a produtividade de cada indivíduo.

Esse processo começa a partir do recrutamento. Nesse cenário, o papel do RH é muito importante. É ele que irá filtrar os melhores candidatos e os perfis mais adequados.

Utilizando um CRM, o RH pode transformar o funil de vendas em um funil de contratação. Com isso, vai ficar muito mais fácil encontrar a pessoa certa para determinada vaga.

A parte do treinamento também é essencial. É nessa fase que a empresa vai introduzir a filosofia de trabalho e orientar o funcionário sobre diversos procedimentos.

Com isso, apontar a melhor função para cada funcionário da equipe se torna bem mais simples. Além disso, quando um profissional é indicado para fazer o que ele sabe de melhor, provavelmente ficará bem mais motivado no dia no dia.

Sem dúvidas esse é um fator que pode fazer toda a diferença no desempenho individual, mas também gera resultados positivos na empresa inteira.

Como a gestão estratégica de pessoas impacta as empresas?

Como apresentado no tópico anterior, a gestão estratégica de pessoas tem impacto direto na motivação dos funcionários.

Isso demonstra como apenas oferecer um salário maior ou investir em novas instalações é insuficiente para tirar o melhor de um colaborador. Se ele ou ela perceber que o trabalho é mal organizado ou não tem propósito, a motivação financeira não vai surtir nenhum efeito.

Portanto, a gestão estratégica de pessoas deve ser baseada em fatores como banco de horas para descanso, reconhecimento por desempenho, entre outros.

Outro ponto de impacto positivo para a gestão estratégica de pessoas é a comunicação. Afinal, se o funcionário não entender de forma clara quais são os objetivos da empresa, será muito mais difícil para ele apresentar um bom rendimento.

Por outro lado, é importante que ele também tenha abertura para oferecer sugestões e pontos de melhoria. Reuniões para análise de feedbacks, tanto da parte da empresa, como por parte do colaborador são vitais para o desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho.

São diversas as maneiras como um CRM pode influenciar na melhoria desses e de outros pontos da gestão estratégica de pessoas. Entre eles, podemos destacar:

CRM como ferramenta de avaliação de desempenho

Com o CRM é possível acessar um painel com todas as informações necessárias para avaliar o desempenho dos funcionários. Por meio dele, o gestor pode conferir quais tarefas foram concluídas, quais estão atrasadas e se as metas definidas pela empresa foram batidas.

Ao observar essas informações, o gestor tem os atributos necessários para tomar a melhor decisão, considerando as necessidades da empresa e também dos funcionários.

Promoção do trabalho em equipe

O desempenho individual depende também de como o trabalho em equipe é organizado. Com o CRM, é possível organizar as tarefas por dia, semana e mês. Além disso, nas versões mais avançadas desse software, há sistemas de comunicação internos. Assim, os funcionários não precisam pular de um aplicativo de mensagens para outro.

Com cada funcionário sabendo o que deve ser feito, a gestão estratégica de pessoas ganha em qualidade. Afinal, todos estão alinhados por metas e têm conhecimento sobre o que cada um está fazendo em um determinado projeto.

Outros benefícios de um CRM para a gestão estratégica de pessoas

Talvez o primeiro benefício de um CRM para a gestão estratégica de pessoas é a centralização de dados em uma única plataforma. Afinal, é muito complicado para um gestor ter que acessar diversos sistemas para gerenciar um grupo de pessoas.

Por outro lado, utilizando um software de gestão como CRM, esse trabalho se torna mais simples e eficaz.

Nele, a equipe consegue visualizar o estágio de cada projeto, e, mesmo remotamente, consegue sugerir melhorias e informar as atualizações. Com todos alinhados, os funcionários têm muito mais autonomia para a tomada de decisão.

Com o CRM o gestor também pode visualizar relatórios de desempenho atualizados em tempo real. Esse profissional consegue, por exemplo, saber qual o tempo médio gasto pelos colaboradores em cada tarefa.

Esse tipo de análise tem impacto direto na gestão de tempo e de produtividade.

Para finalizar, a gestão estratégica de pessoas tem papel essencial em qualquer empresa, independentemente do porte. Portanto, desenvolver uma rotina de trabalho benéfica para todos é o melhor caminho para se atingir os melhores resultados.

Texto desenvolvido pelo pessoal do blog AmoCRM. Lá você encontra conteúdos sobre ferramentas úteis para vendas!