Produto, Preço, Praça e Promoção. Você está familiarizado com esses termos? Conheça nesse artigo o conceito de Mix de Marketing que pode mudar o seu negócio.

O Mix de Marketing é um dos conceitos mais consolidados dentro da área do marketing tradicional e possui relação direta com algumas das práticas de trade marketing.

Esses 4 Ps representam os pilares fundamentais de uma estratégia de posicionamento no marketing. O trabalho com o mix de marketing será o responsável por definir a relação dos shoppers com a sua empresa.

O conceito foi desenvolvido há anos atrás e passou por algumas transformações ao longo desse tempo. Ainda assim, continua sendo um dos norteadores mais assertivos para qualquer profissional que se interesse pela área de marketing e gestão de negócios.

Nesse artigo, iremos te apresentar o que diz cada letra do mix de marketing e como você pode relacionar esses Ps com o trade marketing para atingir resultados cada vez mais positivos. Então, continue a leitura!

Navegue e saiba mais sobre o conceito de 4 ps do Marketing ou Mix de Marketing

4 ps do marketing

O que são os 4 Ps do Marketing?

Criado entre os anos 1940 e 1960 por autores como Neil Barden e Jerome McCarthy e depois difundido por Phillip Kotler, os 4 Ps do Marketing definem quais são os pilares para uma estratégia completa de marketing poder ser considerada um sucesso.

Os 4 Ps do Marketing são: produto, preço, praça e promoção. O conceito também foi difundido como Mix de Marketing entre os estudiosos da área.

Ao isolar cada um desses componentes, fica mais claro para a empresa quais são os pontos fracos e fortes da estratégia e qual deles necessita de uma atenção maior por parte da gestão e das equipes de marketing. São esses 4 pilares que servirão de apoio para as próximas decisões da empresa.

Abaixo, iremos mostrar o que diz cada um dos tópicos do Mix de Marketing e como eles podem ser observados na prática. Veja:

P de Produto

Primeiramente, vamos deixar claro: não estamos falando somente de produtos. Os serviços também entram aqui e devem ser considerados quando nos referirmos a este tópico.

O que a sua empresa oferece para o público é o seu produto. Sua empresa vende acessórios para veículos? Oferece soluções tecnológicas? Algum tipo de tratamento médico? Todos entram aqui.

Os produtos são criados para atender aos desejos dos seus shoppers e dos consumidores.

Saber definir bem o que é o seu produto e como ele se diferencia dos produtos da concorrência é o ideal para começar. Afinal, há outras empresas que são do mesmo segmento que o seu, certo? Conhecer bem o seu produto e saber o que fazer com ele é fundamental. Para que isso aconteça, faça perguntas como:

  • Meu produto atende quais necessidades do público?
  • Como é o produto da concorrência?
  • O que faz com que os shoppers cheguem até o seu produto?
  • Por que escolher o seu produto e não o da concorrência?
  • Como é a utilização deste produto?
  • Qual é o grau de necessidade do seu produto ou serviço para o público?

Com esses pontos bem delimitados, fica mais fácil saber no que investir e quais mudanças precisam ser feitas no que você e sua empresa oferecem.

Conhecendo os pontos fortes e fracos do seu produto, atingir o shopper se torna muito mais fácil e você garante uma melhora na qualidade do que a sua empresa pode entregar para os principais interessados nela.

P de Preço

O preço é um dos pontos que por mais que pareça autoexplicativo, não é.

Ele se refere ao valor que o seu produto possui, no sentido mais amplo da palavra. Falaremos sobre o valor que o produto possui para o shopper e sobre o valor que esse shopper desembolsa para adquirir o seu produto.

Saber delimitar um bom preço é uma das tarefas que mais causam dores de cabeça nos gestores, pois envolve uma série de cálculos e dados que envolvem o ciclo de vida da empresa.

O preço é uma das ferramentas que você terá para posicionar a sua empresa no mercado. Digamos que a sua empresa seja conhecida por possuir preços abaixo da concorrência. Isso fará parte da imagem que o público construirá.

Um bom preço deve valorizar o produto oferecido, garantir uma margem de lucro boa e ser condizente com a realidade dos shoppers que farão a compra dele. Não adianta oferecer uma solução que está além do poder aquisitivo dos seus shoppers.

Para saber como trabalhar com o preço, pesquisa sobre:

  • Quais os valores cobrados pela concorrência?
  • Quais são os seus custos envolvendo a produção?
  • Qual é perfil financeiro dos seus compradores? O quanto eles estão dispostos a pagar pelas soluções que você oferece?
  • O seu preço se diferencia da concorrência?
  • Qual é a imagem que o preço colocado passa sobre a sua marca?

Respondendo essas questões, o processo de delimitação dos valores englobará todas as questões que são pertinentes para a sua empresa.

Além de considerar o público, você precisa considerar o cenário onde esse produto está inserido. Assim, a sua empresa se torna muito mais justa nos preços praticados, fideliza os shoppers com mais facilidade e garante um retorno satisfatório.

P de Praça

Chegamos em um dos pontos que mais interessam ao conceito de trade marketing: a praça.

Quando dizemos “praça”, estamos nos referindo ao local físico onde o seu produto é ofertado. Se você acompanha o nosso blog, sabe que estamos falando do ponto de venda da sua empresa.

Hoje, há uma infinidade de tipos de ponto de venda que podem ser explorados pelas empresas na hora de entregar o produto ao shopper, como lojas, espaços em feiras temáticas, e-commerces, redes sociais e mais.

Estudar a praça da sua empresa engloba conhecer quais são os hábitos de compra do seu shopper e em quais lugares ele busca esse produto.

Para ter um bom ponto de venda, os gestores precisam avaliar:

  • Onde os shoppers se encontram?
  • Quais são os tipos de locais que esses shoppers frequentam quando estão em busca de outros produtos?
  • Como é feita a entrega dos produtos para o shopper?
  • É um local próprio ou dentro de uma outra rede?
  • O seu produto disputará espaço com outros produtos no PDV?
  • Como é o ponto de venda da concorrência?

Quer saber como melhorar a sua praça? Nós temos um artigo completo que dá algumas dicas sobre como melhorar o ponto de venda e posicionar os seus produtos. Confira o artigo sobre Produtos no PDV: 8 Dicas para vender mais no Ponto de Venda.

P de Promoção

A promoção aqui não está associada necessariamente ao preço ou desconto no seu produto e sim à maneira como a sua empresa promove os produtos e serviços.

A divulgação é um dos pontos chave em qualquer estratégia de marketing e se for executada de maneira amadora, pode colocar em risco o sucesso inteiro de um planejamento que envolve todas as outras etapas citadas aqui.

Combine com a sua equipe de marketing as melhores formas de atingir os seus shoppers.

Pense nos seguintes pontos:

  • Quais são os canais que seu shopper mais utiliza ao navegar na internet?
  • Que tipo de conteúdo o shopper consome? Sua empresa pode atingi-lo através desses conteúdos?
  • Como é a comunicação dos concorrentes?

Pontuando esses quatro Ps com a sua equipe de marketing e com os gestores dos projetos, o contato entre o shopper e seus produtos se fortalecerá.

Agora que você já conhece os 4 Ps do Marketing, é hora de aprimorar a sua relação com os shoppers

Posicionar a sua marca no mercado depende bastante do comportamento que os seus produtos e serviços no segmento e da relação com os shoppers.

Felizmente, com o mix de marketing que apresentamos nesse artigo, o processo se torna mais assertivo e as suas estratégias de trade marketing trarão mais resultados.

Caso você não tenha entendido completamente o conceito dos 4 Ps de marketing, entre em contato conosco! A Electi Serviços é uma agência de trade marketing com mais de 17 anos de experiência e pode ajudar a sua empresa a se tornar uma referência no mercado.

Acompanhe a Electi nas redes sociais! Siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou desse conteúdo? Possui dúvidas ou sugestões de assuntos que deseja ver em nosso blog? Nos envie uma mensagem! Ficaremos extremamente felizes em conversar com você.